Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 27 de abril de 2023

COPA DO BRASIL 2023: FLAMENGO MASSACRA MARINGÁ - FAZ 8 A 2, COM QUATRO DE PEDRO

 

Flamengo massacra Maringá, faz 8 a 2 com quatro de Pedro e garante vaga nas 8ª da Copa do Brasil

 

Por Redação

27/04/2023 | 00h16Atualização: 27/04/2023 | 08h47

Ouvir:

Time rubro-negro não toma conhecimento de adversário paranaense, constrói placar com tranquilidade no Maracanã e se classifica na competição

Flamengo conseguiu a virada na Copa do Brasil com uma goleada implacável por 8 a 2 em cima do Maringá, nesta quarta-feira à noite, no Maracanã, diante de 50 mil torcedores pela rodada de volta da terceira fase do torneio nacional. Com isso, o time avançou às oitavas de finais pelo saldo agregado: 8 a 4. Foram quatro gols do atacante Pedro, com Thiago Maia, Gabriel, Gerson e Everton Cebolinha completando o placar.

Foi uma vingança diante da derrota no Paraná, por 2 a 0. É também um marco para iniciar uma nova fase nesta temporada, marcada por tropeços, mau futebol e pela perda de três títulos importantes: Supercopa do Brasil (Palmeiras), Recopa Sul-Americana (Independiente Del Valle-EQU) e Campeonato Carioca (Fluminense), além da eliminação precoce no Mundial Interclubes.

Leia também

Cássio faz história, Corinthians passa pelo Remo na Copa do Brasil e vence a 1ª e última com Cuca

 

Desta vez, o Flamengo foi bem escalado, armado no esquema 4-3-3 e com os jogadores demonstrando muita vontade de sair da crise técnica em que o time mergulhou após provocar tantas decepções para a torcida. O meio-campo teve dois volantes - Thiago Maia e Gerson. O meio foi comandado por Éverton Ribeiro, com três atacantes na frente: Gabriel, Pedro e Everton Cebolinha.

 

Gerson beija escudo do Flamengo em comemoração de gol no Maracanã.

Gerson beija escudo do Flamengo em comemoração de gol no Maracanã. Foto: Marcelo Cortes/ CRF

O rubro-negro começou ‘voando’ e abriu o placar aos dois minutos quando Cebolinha cobrou escanteio e a bola sobrou no segundo pau para Thiago Maia, que ajeitou e bateu e forte, aos dois minutos. A festa nas arquibancadas aumentou com o segundo gol, aos 18 minutos. Outro escanteio cobrado por Cebolinha e, desta vez, Pedro subiu no primeiro pau e desviou de cabeça. O Flamengo comandada todas as atuações em campo.

Mantendo a intensidade, o time conseguiu um pênalti aos 27 minutos quando Gerson driblou dois adversários e foi derrubado por Cesinha. Gerson já havia atuado bem na partida do fim de semana pelo Brasileirão. Dois minutos depois, com paradinha, Gabriel fez 3 a 0. Nesta altura, o placar já daria a vaga ao time carioca pelo saldo de gols: 3 a 2. Fora do roteiro, o Maringá diminuiu num lance bizarro, aos 38 minutos. Após escanteio cobrado em curva, a bola tocou no corpo de Fabrício Bruno, na pequena área, e entrou contra: 3 a 1.

 

Por alguns momentos, alguma expectativa ficou no ar. Mas Gerson marcou aos 48 minutos o quarto gol. Ele recebeu de Ayrton Lucas, invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu no alto. Um alívio para o Flamengo ir ao vestiário com ampla vantagem.

A volta foi com a mesma formação e intensidade. Everton Cebolinha puxou contra-ataque, tabelou com Gabriel e, dentro da área, passou pelo goleiro antes de balançar as redes, aos 11 minutos: 5 a 1. Pouco depois, o técnico Jorge Sampaoli começou a descansar seu time tirando Wesley, Thiago Maia e Éverton Ribeiro para as entradas de Marinho, Léo Pereira e Vidal.

O Maringá, porém, assustou ao marcar o segundo gol aos 19 minutos. Bruno Lopes chutou de fora da área, a bola desviou nas costas de Serginho e encobriu o goleiro Santos. A resposta foi imediata com Gerson invadindo a área pelo lado esquerdo e cruzando rasteiro para, na pequena área, Pedro só empurrar para o gol de chapa de pé.

Pedro marcou mais dois gols. Aos 39 minutos, de cabeça, completou a ajeitada de Vidal, após passe de Gabriel. E aos 42, com um chute de chapa após passe milimétrico de Vidal também, dentro da grande área. Fim de jogo e muita festa no Maracanã para este histórico 8 a 2.

OUTROS CLASSIFICADOS

Além do Flamengo, outros sete clubes confirmaram suas presenças nas oitavas de finais, garantindo a premiação de R$ 3,3 milhões. São três paulistas - Santos, Palmeiras e Corinthians; dois mineiros - Atlético e América; e dois nordestinos - Fortaleza e Sport.

No estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), o Atlético-MG sofreu para garantir sua vaga. Perdia para o Brasil por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo, quando Zaracho deixou tudo igual. Depois o jogo se estendeu até os 53 minutos, com o time mineiro todo na defesa. Um empate muito comemorado. O jogo de ida, em Belo Horizonte, já tinha sido equilibrado, com vitória do Atlético por 2 a 1.

Mais tranquila foi a classificação do América-MG que goleou por 5 a 0 o Nova Iguaçu-RJ, com gols de Mikael, Everaldo, Aloísio (2) e Felipe Azevedo, todos no segundo tempo. Na ida, o América já tinha vencido por 2 a 1.

Continua após a publicidade

No Mangueirão, em Belém (PA), o Fortaleza não precisou se esforçar muito para vencer o Águia, de Marabá, por 2 a 0, com gols de Silvio Romero e Vinícius Zanocelo. Na ida, na Arena Castelão, o Tricolor tinha goleado o time paraense por 6 a 1.

Agora campeão pernambucano de 2023, o Sport venceu o Coritiba por 2 a 0 na Ilha do Retiro, em Recife (PE), e se classificou porque na ida, no Paraná, houve empate por 3 a 3. Os gols foram marcados por Ewerthon e Vanderson, um em cada tempo. O time paranaense estreou o técnico Antônio Carlos Zago no lugar do português António Oliveira, mas segue sem vencer.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros