Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sexta, 28 de abril de 2023

COPA DO BRASIL 2023: INTER E GRÊMIO PASSAM APERTO MAS AVANÇAM

 

Inter e Grêmio passam aperto, mas avançam e impedem que zebras cheguem às oitavas da Copa do Brasil

CSA x Inter. Foto: Ricardo Duarte/ SC Internacional

Foto: Ricardo Duarte/ SC Internacional

 

Por Redação

28/04/2023 | 00h08Atualização: 28/04/2023 | 07h28

Ouvir:

Botafogo e Bahia também carimbaram seus passaportes rumo à próxima fase nesta quinta-feira; times paulistas já haviam se garantido na competição

 

GrêmioInternacionalBahia Botafogo são os últimos classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil. Eles se juntam aos quatro grandes de São Paulo: Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo. As equipes garantiram a vaga nesta quinta-feira com os duelos de volta da terceira etapa e impediram que zebras prosseguissem no torneio. Os times gaúchos tiveram dificuldade, enquanto baianos e cariocas não sofreram tanto, especialmente pela vantagem feita pelo resultado no primeiro jogo.

Foi mais sofrido que o esperado, mas o Grêmio confirmou vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao empatar por 1 a 1 com o ABC, na Arena, em Porto Alegre. O time gaúcho segue na competição porque havia vencido em Natal por 2 a 0. O ABC adotou a postura de ‘franco-atirador’ e buscou ser rápido quando tinha a bola nos pés, apostando no talento do atacante Matheus Anjos, autor de belos dribles. Tanta ousadia foi recompensada aos 20 minutos. Matheus Anjos tabelou com Daniel e bateu colocado diante de Gabriel Grando: 1 a 0 para o ABC.

 

Grêmio fica no empate com o ABC em Porto Alegre, mas carimba passaporte para as oitavas.

Grêmio fica no empate com o ABC em Porto Alegre, mas carimba passaporte para as oitavas. Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

 

A equipe potiguar teve chances de ampliar, desperdiçou as oportunidades e levou o golpe fatal nos minutos finais. O castigo veio aos 48 minutos. Luis Suárez brigou pela bola na intermediária do ABC e tocou para Everton Galdino, que bateu colocado para empatar e garantir o Grêmio nas oitavas da Copa do Brasil.

INTER

Com emoção e na marca da cal. Foi assim que o Internacional, de Mano Menezes, garantiu sua participação nas oitavas de finais. No jogo da volta da terceira fase, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), o CSA devolveu o placar da ida de 2 a 1 e a vaga foi decidida nos pênaltis, com vitória gaúcha por 7 a 6.

 

Após algumas tentativas frustradas, Tomas Bastos acertou o alvo e abriu o placar para os alagoanos aos 40 minutos. O gol fez o Internacional prender a bola até o intervalo para evitar que o CSA aproveitasse o bom momento.

Continua após a publicidade

No segundo tempo, Alan Patrick foi derrubado na área e o pênalti, assinalado. O próprio Alan Patrick foi para a cobrança, deslocou o goleiro Dalberson e igualou a partida aos 18 minutos. Aos 36, Gabriel Taliari achou Thiaguinho entre os zagueiros e o atacante bateu rasteiro para colocar o time alagoano à frente novamente e levar a disputa para os pênaltis. Nas penalidades, Keiler defendeu a oitava e decisiva cobrança de Bruno Matias, e colocou o Internacional na próxima fase.

BOTAFOGO

Sem muita dificuldade e com o time reserva, o Botafogo confirmou sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao derrotar o Ypiranga-RS por 2 a 0, nesta quinta-feira. No jogo de ida, em Erechim, o time carioca já havia vencido pelo mesmo placar. Matheus Nascimento e Janderson marcaram os gols alvinegros.

BAHIA

Depois de terminar o primeiro tempo sem gols e sob algumas vaias, o Bahia deslanchou na segunda etapa e superou o Volta Redonda por 4 a 0, na Arena Fonte Nova. Com a vitória desta quinta-feira, o time nordestino carimbou sua vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Cauly, Arthur Sales, duas vezes, Vitor Jacaré.

CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS DE FINAL

  • Santos
  • América-MG
  • Sport
  • Cruzeiro
  • Atlético-MG
  • Bahia
  • Botafogo
  • Grêmio
  • Flamengo
  • São Paulo
  • Fluminense
  • Corinthians
  • Internacional
  • Fortaleza
  • Athletico-PR
  • Palmeiras

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros