Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 17 de agosto de 2022

COPA DO BRASIL: CORINTHIANS BUSCA VIRADA SOBRE O ATLÉTICO-GO, PARA MANTER SONHO DO TÍTULO

Corinthians busca virada sobre Atlético-GO na Copa do Brasil para manter sonho de título

Equipe alvinegra jamais marcou gols sobre o time goianiense jogando na Neo Química Arena; bom resultado influenciará na pressão sobre Vítor Pereira e elenco

Marcos Antomil, O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2022 | 05h00

Há quatro jogos sem vitórias na temporada, o Corinthians precisa ganhar nesta quarta-feira, às 21h30, por três gols de diferença do Atlético Goianiense para avançar diretamente à fase semifinal da Copa do Brasil. Na Neo Química Arena, buscará fazer as pazes com a torcida, que se vê descontente com os recentes resultados e declarações do técnico Vítor Pereira.

Eliminado da Copa Libertadores e a nove pontos de distância para o líder Palmeiras no Campeonato Brasileiro, o Corinthians enxerga na Copa do Brasil a última chance de conquista de título na temporada. Porém, os alvinegros precisarão remodelar sua postura para reverter o resultado. No jogo de ida, em Goiânia, o Atlético-GO venceu por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença para avançar. Se o placar terminar favorável ao Corinthians com dois tentos de diferença, a disputa irá para os pênaltis.

 
Vítor Pereira
Vítor Pereira vive momento conturbado no comando do Corinthians Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
 

O histórico de jogos entre Corinthians Atlético Goianiense aponta mais um problema para os donos da casa. Jogando na Neo Química Arena diante do adversário desta noite, o Corinthians nunca venceu ou marcou gols. Foram quatro jogos, com um empate e três derrotas. Veja o retrospecto:

  • Brasileirão 2017 - Corinthians 0 x 1 Atlético Goianiense
  • Brasileirão 2020 - Corinthians 0 x 0 Atlético Goianiense
  • Brasileirão 2021 - Corinthians 0 x 1 Atlético Goianiense
  • Copa do Brasil 2021 - Corinthians 0 x 2 Atlético Goianiense

Em 2021, Corinthians Atlético Goianiense já mediram forças na Copa do Brasil. O duelo se deu na terceira fase, e o time do Centro-Oeste levou a melhor, vencendo fora de casa (2 a 0) e empatando sem gols em seus domínios. Nos últimos nove jogos entre as duas equipes, o Corinthians só venceu um. O triunfo aconteceu no Brasileirão deste ano, em Goiânia. O conjunto alvinegro ganhou pelo placar mínimo.

"Nós temos de criar situações de gols e marcar gols. Não podemos ficar em branco. Mas eu acredito que com a mesma determinação e coragem com que jogamos contra o Palmeiras, teremos motivação e força para encarar o jogo, sabendo que temos de marcar gols e não permitir sofrer nenhum. Acredito que vamos dar uma boa resposta e fazer um bom jogo para virar a eliminatória", analisou Vítor Pereira.

Após a derrota no jogo de ida, no estádio Antônio Accioly, o treinador português se mostrou descontente com a parceria entre Róger Guedes e Yuri Alberto no ataque do Corinthians. Vítor Pereira alertou que ambos precisavam de maior consciência defensiva. Nas partidas seguintes, Róger Guedes foi titular no Brasileirão como centroavante, enquanto na Libertadores a posição ficou a cargo de Yuri Alberto. No dérbi com o Palmeiras, porém, os dois voltaram a jogar juntos. Apesar de não formarem a dupla ideal na concepção do treinador, os dois poderão aparecer novamente juntos no time titular.

Vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense vive situação oposta nos torneios mata-mata. O time de Jorginho acaba de eliminar o Nacional-URU de Luis Suárez e avançar para a semifinal da Copa Sul-Americana. A equipe ostenta quatro jogos de invencibilidade na temporada, que deram mais fôlego ao treinador.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x ATLÉTICO GOIANIENSE

CORINTHIANS: Cássio: Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera (Cantillo) e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Róger Guedes (Adson) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

ATLÉTICO GOIANIENSE: Renan; Dudu, Wanderson, Lucas Gazal e Jefferson; Barbalhas e Marlon Freitas; Jorginho (Shaylon), Wellington Rato e Luiz Fernando (Peglow); Ricardinho (Léo Pereira). Técnico: Jorginho.

JUIZ: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ).

HORÁRIO: 21h30.

LOCAL: Neo Química Arena.

TV: Globo, SporTV 2 e Première.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros