Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 14 de setembro de 2023

COPA DO BRASIL: FLAMENGO É ATROPELADOPELO ATHLETICO-PR

 

 

Foram 11 dias sem jogos do Flamengo nesta data Fifa, e se o retorno do rubro-negro ao Brasileirão, nesta quarta-feira, contra o Ahtletico, poderia ser uma prévia do que esperar no primeiro jogo final da Copa do Brasil, no próximo domingo, a noite foi de preocupação: o rubro-negro levou um dolorido 3 a 0 em Cariacica (ES) marcado por desorganização e pouca inspiração.

O zagueiro Cacá abriu o placar no primeiro tempo. Alex Santana e Vitor Bueno, de pênalti, completaram na segunda etapa.

Matheus Cunha — que voltou da seleção brasileira sub-23 com a vaga ameaçada por uma possível chance ao argentino Rossi — foi mantido, mas levou azar no primeiro gol. O chute de Vitor Bueno desviou em Pedro, acertou o contrapé do goleiro rubro-negro e sobrou à feição para Cacá inaugurar o placar.

Antes, o Flamengo já tinha sofrido. David Luiz, pouco à vontade atuando quase como um volante, tarefa que já desempenhou em alguns momentos na carreira, errou em saída de bola. Cuello acabou recebendo de frente para Matheus Cunha, que fez boa defesa. Minutos antes, o próprio goleiro já havia dado a bola nos pés de Vitor Bueno.

A escalação de David Luiz na posição foi uma das soluções de Jorge Sampaoli, em noite infeliz, para os vários desfalques: Ayrton Lucas e Bruno Henrique estavam suspensos, e Pulgar ficou fora da viagem após defender a seleção chilena. No ataque, o técnico argentino testou a volta da dupla Pedro e Gabigol, além da entrada de Cebolinha. Thiago Maia, improvisado, fechava a lateral na maior parte do tempo.

O camisa 9 teve a chance mais perigosa no segundo tempo num chute de longe, bem defendido por Léo Linck, enquanto Cebolinha teve poucos momentos de inspiração no primeiro tempo, mas acabou muito criticado pelos torcedores no estádio Kleber Andrade.

Um organizado Athletico, que também vinha com muitos desfalques, como Vitor Roque, aproveitou a instabilidade do rival e marcou o segundo com Alex Santana. Nos acréscimos, fechou com Vitor Bueno, cobrando pênalti cometido por Éverton Ribeiro. Os gritos de “time sem vergonha”, que já apareciam nas arquibancadas, explodiram.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros