Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 27 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO 2022: LESÃO DE DANILO É MAIS GRAVE QUE A DE NEYMAR

 

Por Diogo Dantas — Enviado especial a Doha

 

Neymar e Danilo devem ficar fora da primeira fase da Copa do Mundo do Catar
Neymar e Danilo devem ficar fora da primeira fase da Copa do Mundo do Catar Giuseppe Cacace e Adrian Dennis / AFP

O otimismo para o retorno de Neymar para a disputa da Copa do Mundo com a seleção brasileira não é o mesmo que o de Danilo. Enquanto o atacante teve melhora da lesão no tornozelo direito e é esperança para o jogo contra Camarões, na sexta-feira, o lateral ainda sofre com o problema no tornozelo esquerdo, que é diferente e mais complexo, embora não aparente. Desta forma, há dúvida até se Danilo joga as oitavas de final, e sobre participação no restante do Mundial.

A lesão de Neymar, como informado pelo departamento médico da seleção, é no ligamento lateral do tornozelo, e provoca mais inchaço do que dor. Já a de Danilo é no ligamento medial, na parte interior do pé, que causa mais dor e menos edema, e por isso chama menos atenção, mas preocupa muito mais. Ambos realizam fisioterapia em tempo integral, mas apenas Neymar postou foto com otimismo, apesar de imagem ainda demonstrar um grande inchaço no pé. É que o edema no tornozelo foi dissolvido com terapia manual por fisioterapeutas da seleção, e já há maior sensação de conforto.

Neymar postou um compilado de fotos mostrando seu tratamento — Foto: Reprodução/Instagram

Neymar postou um compilado de fotos mostrando seu tratamento — Foto: Reprodução/Instagram

 

Danilo tem uma lesão que não aparenta ser tão grave, mas o tratamento para diminuir a dor é mais demorado. Enquanto o problema de Neymar não tem como parâmetro de gravidade o derrame causado pela entorse. Com o tratamento intensivo, após as primeiras 48 horas já houve evolução satisfatória. O edema residual, que é o inchaço aparente, demora mais tempo para sair. A situação de Danilo é o inverso, não há tanto inchaço, mas o incômodo persiste e impede que se passe às próximas etapas.

Para o lugar de Neymar, Tite indicou que até agora usará Rodrygo, que treina na função e não exibe alteração no esquema tático com cinco homens de frente. Na lateral, Éder Militão entraria para fazer uma função semelhante a de Danilo, fechando o corredor e saindo para jogar por dentro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros