Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 10 de agosto de 2023

COPA DO MUNDO FEMININA: ESPANHA E HOLANDA SE ENFRENTAM NAS QUARTAS DE FINAL

 

Por Laís Malek — Rio de Janeiro

 

A última temporada do futebol feminino ao redor do mundo foi marcada por uma sigla que provoca medo em jogadoras e torcedores: LCA. A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho é uma lesão que afeta atletas e desfalca equipes e seleções ao redor do mundo. Das 20 indicadas à última edição do Bola de Ouro, cinco perderam parte da temporada pela lesão, incluindo a vencedora, Alexia Putellas, do Barcelona e da Espanha, e a holandesa Vivianne Miedema (que ficou com a 11ª posição), que joga no Arsenal. Há anos, as duas são as principais referências das seleções que se enfrentam hoje, às 22h, em jogo inaugural das quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2023.

No caso da Espanha, a Fúria conta com a duas vezes melhor do mundo no elenco, mas ainda sem jogar partidas completas. Ela se lesionou às vésperas da estreia na Euro Feminina de 2022, em julho, e só voltou aos gramados em maio deste ano, ainda sem atuar 90 minutos. No Mundial, ela tem média de 33 minutos nas quatro partidas, e foi titular em duas delas, na fase de grupos. Sem ela, no entanto, a equipe tem dado conta do recado, e nos 13 gols marcados pelas espanholas na competição, Putellas só participou de um deles.

A atacante Esmee Brugts, do PSV, e a meia Danielle van de Donk, do Lyon, acumulam, cada uma, duas participações em gols na competição. Com dois chutes fortes e colocados de fora da área na goleada por 7 a 0 sobre o Vietnã, Brugts representa um trunfo para os recursos ofensivos da Holanda, que não explora tanto as bolas de média e longa distância. Já Van de Donk, camisa 10, atua como a principal articuladora da equipe, distribuindo passes e acionando as companheiras de elenco em melhor posição para balançar as redes, como fez na assistência açucarada para Snoeijs finalizar de frente para o gol dentro da área e ampliar a vantagem sobre o Vietnã.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros