Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira segunda, 18 de setembro de 2023

DIA DE SÃO JOSÉ DE COPERTINO - 18 DE SETEMBRO
 
 

DIA DE SÃO JOSÉ DE COPERTINO - 18 DE SETEMBRO

HOMILIA - 18.09.23

 

Dia de São José de Copertino

 

O Dia de São José de Copertino comemora-se a 18 de setembro.

José Desa (Guiseppe Desa) nasceu a 17 de junho de 1603, em Copertino, Nápoles, Itália, e faleceu a 18 de setembro de 1663 em Ósimo, Ancona.

História de São José de Copertino, o Santo que Voava

A história de São José de Copertino é uma das mais fantásticas entre o calendário dos santos, tendo dado origem a filmes como “The Reluctant Saint” (1962). O “Santo que Voava”, o “Frade Voador”, o “Irmão Voador” são alguns nomes atribuídos a São José de Copertino.

Nascido num estábulo, como Jesus, José teve uma infância marcada pela pobreza. Já na escola teve os seus primeiros êxtases, onde ficava parado, de olhar perdido, dando-lhe os colegas o nome de “boca aberta”.

Pelo som de um sino da igreja, de uma música sacra, ou da menção do nome de Deus, Cristo ou de Maria, José entrava em êxtase e tinha visões das quais não saía mesmo com beliscões ou queimaduras. Algumas visões conseguia descrever com detalhe, doutras não conseguia ter memória.

Tentou ingressar na vida religiosa por diversas vezes, mas sem sucesso, por clara incapacidade. Com muita insistência foi admitido num convento franciscano onde ficou encarregaso de tomar conta das mulas.

Tão pouco dotado intelectualmente, José era apelidado pelos outros, e até por si mesmo, como o “irmão burro” perante os frades do Santuário de Grottella que o tinham acolhido.

Quando foi avaliado para o sacerdócio, ele foi ajudado sobrenaturalmente nas suas provas, passando com distinção. Apesar das suas limitações, ele conseguia comentar o Evangelho ao pormenor, e quando o Papa Urbano VIII o encontrou, este fez-lhe perguntas complicadas em aramaico às quais José respondeu na mesma língua com naturalidade.

São José era visto regularmente em levitação, erguido nas alturas, e do seu corpo emanava um ligeiro perfume. A ele foram atribuídos muitos milagres de cura e muitos conselhos sábios, sendo o santo procurado por multidões de doentes, teólogos e intelectuais.

A sua fama foi alvo de inveja, com acusações de poderes demoníacos, o que o levou ao Tribunal da Inquisição de Nápoles. José saiu inocente do processo, mas foi transferido para conventos isolados. Depois de muito sofrimento e de prever a própria morte, o santo faleceu com 60 anos.

Santo Padroeiro

Por toda a sua história, São José de Copertino é o santo padroeiro dos estudantes desesperados que a ele recorrem em oração em altura apertada de exames, assim como dos alunos com alguma deficiência mental e dos alunos mais distraídos.

Ele é também o padroeiro dos passageiros, dos pilotos e dos astronautas.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros