Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira domingo, 19 de novembro de 2023

DIA DE SÃO ROQUE GONZÁLES E COMPANHEIROS MÁRTIRES - 19 DE NOVEMBRO

DIA DE SÃO ROQUE GONZÁLES E COMPANHEIROS MÁRTIRES- 19 DE NOVEMBRO

HOMILIA - 19.11.23

 

História de São Roque Gonzáles e Companheiros Mártires

 

Hoje, a Igreja celebra os Santos Mártires do Paraguai. São Roque nasceu em Assunção, no Paraguai, no ano de 1576. Era filho de pais espanhóis e muito pobres. Estudou num colégio que alguns padres jesuítas recém-chegados abriram em Assunção.

Depois de sair do colégio, passou a frequentar o seminário para se tornar padre em prol da evangelização dos índios. Foi ordenado com 22 anos, e logo foi trabalhar como sacerdote diocesano numa aldeia carente.

São Roque Gonzáles deu o seu melhor para ganhar todos para Cristo. Por isso, empenhou-se no aprendizado de diversas línguas indígenas, se aprofundou em várias técnicas agrícolas e sempre buscava auxiliar a todos.

São Roque ingressou no noviciado da Companhia de Jesus aos 33 anos e, acompanhado por outros missionários, aceitou a missão de pacificar terríveis indígenas.

Certa vez, numa dessas missões, onde eles levavam os indígenas para a vida em aldeias bem estruturadas e protegidas dos colonizadores, São Roque e seus companheiros foram atacados e brutalmente martirizados por índios ferozes.

A canonização aconteceu em 1988 com o Papa João Paulo II.

 

São Roque Gonzáles e Companheiros Mártires, rogai por nós!

 

Oração

Deus, nosso Pai, o bem-aventurado Roque Gonzáles e seus Companheiros opuseram-se corajosamente à escravidão e à exploração dos índios pelos conquistadores. Olhai com bondade para todos os homens que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, os procure e os salve. Amém!

Reflexão

São Roque Gonzáles e Companheiros nos ensinam uma bela via de configuração a Cristo, por meio da doação total de si e das capacidades recebidas pela evangelização dos povos indígenas, até a entrega da própria vida no martírio.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros