Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira segunda, 08 de abril de 2024

DIA DE SÃO WALTER DE PONTOISE - 08 DE ABRIL

DIA DE SÃO WALTER DE PONTOISE - 08 DE ABRIL

HOMILIA - 08.04.24

 

HISTÓRIA DE DÃO WALTER DE PONTOISE 

São Walter de Pontoise  foi um santo francês do século XI. Nascido em Andainville, foi professor de filosofia e retórica antes de se tornar monge beneditino em Rebais (diocese de Meaux ). Uma história que conta a seu respeito é que, quando era novato, Walter teve pena de um prisioneiro na prisão do mosteiro e ajudou o prisioneiro a escapar. [2]

Filipe I o nomeou abade de uma nova fundação em Pontoise , apesar dos protestos de Walter. A fundação de Pontoise foi inicialmente dedicada a São Germano de Paris, mas depois foi dedicada a São Martinho . A disciplina nessa nova fundação era frouxa, e Walter fugiu de casa várias vezes para evitar essa responsabilidade. 

Walter deixou sua posição em Pontoise para se tornar um monge em Cluny sob Hugh, mas foi forçado a retornar a Pontoise. Uma história contada dele é que certa vez pegou a estrada para Touraine e se escondeu em uma ilha no Loire , antes de ser levado de volta à abadia.  Ele também escapou para um oratório perto de Tours dedicado a Cosmas e Damião antes de ser reconhecido por um peregrino lá. 

 

Depois de ser forçado a retornar, desta vez Walter decidiu ir a Roma para apelar diretamente ao papa . Walter deu ao Papa Gregório VII sua renúncia por escrito, mas Gregório ordenou que ele assumisse suas responsabilidades como abade e nunca mais partisse. 

 

Depois disso, ele fez campanha contra os abusos e corrupções de seus companheiros beneditinos, e foi espancado e preso. Ele retomou seu trabalho após ser libertado. Fundou, em 1094, em Berteaucourt-les-Dames, perto de Amiens , um mosteiro para mulheres, com o auxílio de Godelinda e Elvige (também grafados Godelende e Héleguide). 

Veneração

Walter foi enterrado na abadia de Pontoise. Ele foi canonizado por Hugo, o arcebispo de Rouen, em 1153, e foi o último santo na Europa Ocidental a ter sido canonizado por uma autoridade que não o papa. “Diz-se que o último caso de canonização por um metropolita foi o de St. Gaultier, ou Gaucher, abbat [sic] de Pontoise, pelo arcebispo de Rouen, em 1153 DC. Um decreto do Papa Alexandre III , AD 1170, deu a prerrogativa ao papa desde então, no que dizia respeito à Igreja Ocidental.” 

Durante a Revolução Francesa , seu corpo foi transladado para o cemitério de Pontoise, sendo posteriormente perdido. O Colégio de São Martinho de Pontoise, hoje fundação oratoriana , celebra sua festa. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros