Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna da Mara Albuquerque sábado, 03 de setembro de 2022

DIA DO BIÓLOGO - 03 DE SETEMBRO (CRÔNICA DE MARA ALBUQUERQUE, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

DIA DO BIÓLOGO - 03 DE SETEMBRO

 Dia do Biólogo

Mara Silva, Bióloga e Herpetóloga

 

 

O Dia do Biólogo é comemorado anualmente em 3 de setembro no Brasil. Esta data homenageia o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções etc. O seu trabalho também é de extrema importância para combater o controle de pragas e garantir a preservação ambiental.

Origem do Dia do Biólogo

Este dia corresponde à data da regulamentação das profissões de Biólogo e de Biomédico no Brasil, através do decreto de lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

O que um biólogo faz?

Biólogos trabalhando em meio à natureza

O profissional de biologia pode trabalhar no ensino ou em pesquisa científica. Há várias áreas para escolher: ambiental, biotecnologia e saúde.

No ensino, o licenciado em Biologia pode dar aulas na educação básica (fundamental e médio).

No meio ambiente, o biólogo pode trabalhar na preservação da fauna e da flora. Assim, pode estudar esses aspectos em locais onde seu serviço seja solicitado, emitindo pareceres e prestando consultoria sobre implementação de programas de preservação ambiental.

Na biotecnologia, o biólogo pode trabalhar no desenvolvimento de produtos. Nessa área, o profissional realiza pesquisas com o auxílio dos diversos tipos de equipamentos de laboratório que dispõe e fornece os resultados de pesquisa aos interessados.

Na saúde, o biólogo pode atuar na elaboração de políticas de saúde com o intuito de conscientizar a população e, assim, auxiliar no controle de algumas epidemias e doenças. Além do que há a área da pesquisa genética.

Como posso ser biólogo?

Se você quer seguir essa carreira, várias instituições brasileiras, privadas e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem o curso de Biologia, que tem a duração de quatro anos.

Depois de concluir o curso, é preciso se cadastrar no Conselho Regional de Biologia (CRBio) da região que reside.

Quem quiser seguir carreira na área educacional, precisa optar pela licenciatura, modalidade cujo currículo contempla disciplinas específicas na formação de professores.

Símbolo do Biólogo

símbolo do biólogo

O símbolo da Biologia representa a vida, pois ele traz a ideia de um espermatozoide fecundando um óvulo dentro do nosso planeta - o círculo azul que enquadra as folhas e o espiral.

Mensagem para o Dia do Biólogo

"Biólogo não come, degusta.
Biólogo não cheira, olfata.
Biólogo não toca, tateia.
Biólogo não respira, quebra carboidratos.
Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo.
Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
Biólogo não elogia, descreve processos.
Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
Biólogo não transa, copula.
Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário.
Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.
Biólogo não pensa, faz sinapses.
Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feedbacks.
Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
Biólogo não perde energia, gasta ATP.
Biólogo não divide, faz meioses.
Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
Biólogo não falece, tem morte histológica.
Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia.
Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso reprodutivo.
Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo.

Feliz Dia do Biólogo!"

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros