Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural terça, 25 de outubro de 2022

DIA DO SAPATEIRO - 25 DE OUTUBRO
 

DIA DO SAPATEIRO - 25 DE OUTUBRO

Raimundo Floriano

 

sapateiro trabalhando

 

Dia do Sapateiro é celebrado anualmente em 25 de outubro.

O sapateiro é o artesão que executa a arte de fabricar sapatos, uma das profissões mais antigas que existem.

Aliás, a necessidade de produzir sapatos surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os seus pés dos obstáculos do solo, do frio e de outras ameaças.

Atualmente, com as indústrias da moda, o trabalho dos sapateiros artesãos não é mais tão usual como antigamente. No entanto, ainda é comum encontrar profissionais que se dedicam à confecção de sapatos manualmente ou ao reparo destes.

No Brasil, o Dia do Sapateiro é anualmente comemorado pela CNTV - CUT - Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT.

Origem do Dia do Sapateiro

A escolha desta data é uma homenagem a dois santos: São Crispim e São Crispiniano, considerados os padroeiros dos sapateiros.

 

 

São Crispim e São Crispiniano

 

De acordo com os relatos cristãos, Crispim e Crispiniano eram dois irmãos cristãos que teriam vivido em Soissons, na França, por volta do século III. Durante o dia ambos saíam pelas ruas pregando o cristianismo e de noite trabalhavam como sapateiros, para conseguirem se sustentar.

Naquela época, o Império Romano perseguia os cristãos e, como consequência disso, os irmãos Crispim e Crispiniano foram assassinados por ordem do imperador.

 

SENHOR SAPATEIRO - CANÇÃO INFANTIL

 

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros