Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural quarta, 27 de março de 2024

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 DE MARÇO

 

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 DE MARÇO

(Fonte: Google)

 

Dia Mundial do Teatro é celebrado em 27 de março

 

Postado por Daniele Marques em 27/03/2023

No dia 27 de março é celebrado o Dia Mundial do Teatro, arte milenar utilizada pelo homem desde a antiguidade como forma de expressão. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT), com o objetivo de promover internacionalmente a arte e seus diversos gêneros.

 

Também chamado de a quinta arte, o teatro, na forma como conhecemos, surgiu na Grécia Antiga, e é até hoje uma das linguagens artísticas mais populares do Ocidente. Devido a sua importância, o Dia Mundial do Teatro ainda busca incentivar comunidades teatrais a promover seu trabalho, além de conscientizar governantes.

 

Origem do teatro

 

Sabe-se que enquanto manifestação artística, o teatro existe desde a Antiguidade. Os chineses e indianos, por exemplo, costumam encenar determinados acontecimentos que lhes atingiam, enquanto os egípcios faziam pequenas encenações de maneira ritualística, com o intuito de homenagear os deuses.

 

O chamado teatro moderno, no entanto, se inspirou na forma de fazer teatro dos gregos. Tanto que a própria origem da palavra teatro devida do grego theatron, termo que fazia referência ao local onde as pessoas assistiam peças teatrais na Grécia Antiga.

 

Nessa época, o teatro possuía muita importância na região, pois além de promover o sentimento de responsabilidade pelas coisas públicas entre os cidadãos, também retratava histórias envolvendo reis, rainhas e deuses que faziam parte da crença local, gerando, assim, um sentimento de pertencimento entre as pessoas.

 

O teatro no Brasil

 

Estima-se que o teatro foi introduzido no nosso País pelos jesuítas, durante o século XVI. Nessa época, as peças eram elaboradas e encenadas em latim, e tinham como objetivo a catequização dos povos indígenas (convertê-los ao Cristianismo). Foi apenas algum tempo depois que essas produções passaram a ser encenadas em tupi-guarani, português e espanhol.

 

A vinda, no final de 1807, de Dom João VI e sua família para o Brasil fez com que o teatro, assim como outras linguagens artísticas, ganhasse ainda mais força. Isso porquê o rei trouxe consigo diversos artistas, com o intuito de oferecer entretenimento e lazer à nobreza. Foi nessa época, inclusive, que foi criado um decreto que estabelecia a criação de teatros no território brasileiro.

 

A partir de então o Brasil passou a receber peças de teatro no modelo francês, mas elas não refletiam os costumes e a cultura do povo local. Hoje o teatro brasileiro possui um lugar de destaque na cena cultural nacional, sendo reconhecido inclusive internacionalmente. As peças retratam a realidade das diversas regiões brasileiras, além de entreterem públicos de todas as idades.

 

Entretanto, mesmo após muitos anos de seu início em terras brasileiras, os artistas do teatro ainda lutam por maior reconhecimento tanto por parte das autoridades políticas quanto pela própria população.

 

Estude Teatro com bolsa

 

Para aprender mais sobre a história do teatro no Brasil e no mundo, além de entender sobre encenações e peças em geral, invista na graduação em Teatro, que oferece título de bacharel e capacita os estudantes para trabalharem em diversos segmentos teatrais, como a atuação, direção, dramaturgia, crítica, entre outros.

 

Tenha essa formação em seu currículo sem gastar muito com uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. Com 19 anos de trajetória, o maior programa de inclusão educacional do nosso País já fez a diferença na vida de milhares de estudantes e profissionais em todo o território nacional.

 

Seja para você ou para seus filhos, o Educa está pronto para ajudar a realizar sonhos com economia no bolso.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros