Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural quinta, 22 de setembro de 2022

DIA NACIONAL DA BANANA - 22 DE SETEMBRO

 

 

DIA NACIONAL DA BANANA - 22 DE SETEMBRO

Raimundo Floriano

 

 

 

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Banana, fruta tropical que cresce em cacho das árvores chamadas bananeiras. A banana é uma fruta de polpa macia e doce, nasce verde e, quando fica amarela, é porque está pronta para o consumo.

A banana é uma fruta de origem asiática, principalmente no sudoeste da Ásia, porém, por ser uma fruta do clima tropical, é largamente cultivada em países com esse tipo de clima. Países europeus e mesmo os Estados Unidos são grandes importadores dessa fruta, uma vez que ela não é tão comum por lá,  devido ao seu clima ser predominante frio em boa parte do ano.

Por ser muito cultivada na região da América Latina, criou-se uma cultura de chamar os países dessa região pelo apelido de "república das bananas", sendo uma maneira pejorativa de classificar países latino-americanos, quando quer se referir a algum problema enfrentado nesta região, inclusive no Brasil. 

Apesar dessa classificação, às vezes pejorativa e outras vezes cômica, a banana é uma grande aliada da saúde. Sendo rica em potássio, ajuda a controlar a pressão arterial, além de contribuir para o fortalecimento dos ossos, bem como auxiliando nas vitaminas que contribuem para a visão.

Também ajuda a combater o estresse e depressão, além de ser uma boa aliada do intestino, pois é rica em fibras, que auxiliam numa boa digestão.

A banana é muito usada por esportistas para repor energia, pois com a sua variedade de compostos auxilia na prática da atividade física, ajudando a criar resistência.

Além de fornecer energia para o nosso organismo, a banana contém nutrientes que ajudam o nosso organismo a combater e prevenir inúmeras doenças.

Confira abaixo alguns benefícios da banana

- Rica em vitaminas do complexo B. Acalma o sistema nervoso.

- Rica em potássio e vitamina B6. Ajuda a diminuir as cólicas menstruais. O potássio contribui para o aprendizado.

- Rica em fibras. Ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação intestinal sem o uso de laxantes. Por ser rica em fibras, a banana aumenta a sensação de saciedade por mais tempo.

- Rica em triptofano. O aminoácido aumenta a secreção da serotonina (neurotransmissor relacionado ao humor). Ajuda a relaxar, manter o bom humor e a melhorar os sintomas de depressão. Faz parte dos “alimentos que trazem felicidade”.

- Contém ferro. Estimula a produção de hemoglobinas e auxilia na prevenção e no tratamento da anemia.

- Fonte de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal.

- Pobre em sal. Ótima para baixar a pressão arterial.

- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

- Diminui as cãibras, pois contém vitamina B6 e B12.

- Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço. Por isso, deve-se comer uma banana entre as refeições.

- Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, pois quando se está estressado são reduzidos os níveis de potássio. E como a banana é rica em potássio, comer o fruto pode ajudar a ajustar os níveis de potássio.

Existem muitas receitas maravilhosas para se fazer com bananas, cada tipo tem seu "carro-chefe", mas uma que temos em fartura aqui no litoral, é a banana prata, que fica deliciosa cozida com canela e mel.

Ultimamente, uma receita da moda está ganhando adeptos, mesmo não sendo tão simples seu preparo, porém o sabor é irresistível e ninguém é de ferro... Torta de Banoffee é uma torta de sobremesa inglesa,  feita a partir de bananas, creme e caramelo, combinados ou em uma base de biscoito amanteigado ou um feito de biscoitos e manteiga desintegrada. Algumas versões da receita também incluem chocolate, café ou ambos.

Essa versão é que mais comum, vamos lá.

 

Ingredientes

Para a base

200 g de biscoito de amido de milho (maisena)

100 g de manteiga sem sal derretida

Para o chantili

300 g de creme de leite fresco

3 colheres sopa de açúcar

1 colher chá de essência de baunilha

Para o recheio

1 lata de doce de leite (400 g)

2 bananas (nanica ou prata madura) em rodela

100 g raspas de chocolate

 

Modo de Preparo

Para a base

Em um processador, triture as bolachas. Depois, adicione a manteiga derretida. Misture mais um pouco. Retire do processador e coloque em uma forma de fundo removível. Vá pressionando a base e os lados. Leve para assar por 15 minutos em forno preaquecido a 180ºC (dependendo do forno pode ser que precise ficar um tempinho a mais). Depois, retire do forno e espere esfriar.

Para o chantili

Em uma batedeira, bata o creme de leite que precisa estar frio com o açúcar e a essência de baunilha. Bata até ponto de chantili (quando forma-se um pico no globo da batedeira).

Para a Montagem

Adicione o doce de leite, depois as bananas em rodelas por cima e por fim, o chantili. Para decorar, adicione raspas de chocolate. Leve ao freezer por 1 hora. Retire da forma e sirva.

Bom Apetite! E aproveitem as delícias que temos por aqui!

 

MÚSICAS TENDO A BANANA COMO TEMA:

 

Banana - Marchinha(Luiz Antônio e Jota Júnior) Virgínia Lane - 1952

 

Cacho de Banana - Marchinha (Arrelia, E. Consoni e José Saccomani) Arrelia e Pimentinha - 1958

Casca de Banana - Samba (Jararaca e Donga) Quatro Ases e Um Curinga - 1946

 

Chiclete Com Banana - Samba (Jackson do Pandeiro, Gordurinha Almira Castilho) Jackson do Pandeiro - 1960

 

Macaco Quer Banana - Marchinha (J. Piedade e Sá Róris) Linda Batista - 1940

 

Macaco Quer Banana -, Marchinha (Haroldo Lobo e David Nasser) Francisco Alves - 1952

 

Made in Brazil, Yes, Nós Temos Banana - Enredo (João Carlos Grilo, Ricardo Góes, Ronaldo Soares e Sérgio Fernandes) São Clemente - Geraldão - 1989

 

O Que É Que a Banana Tem? - Enredo (Preto Joia e outros) Imperatriz - Preto Joia - 1991

 

Sem Banana - Marchinha (João de Barro e Alberto Ribeiro) Carlos Galhardo - 1939

 

Sem Banana, Macaco se Arranja - Marchina (João de Barro) Jorge Veiga - 1952

 

Viva a Banana - Frevo-canção (Marambá) José Orlando - 1956

 

Yes, Nós Temos Bananas - Marchinha (João de Barro e Alberto Ribeiro) Almirante - CD CARNABRAS - 1938

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros