Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Country Music sábado, 15 de outubro de 2016

DOTTIE WEST, A PIONEIRA DA COUNTRY MUSIC

DOTTIE WEST, A PIONEIRA DA COUNTRY MUSIC

Raimundo Floriano

 

Dottie West

 

                        Dorothy Marie Marsh, a Dottie West, cantora, guitarrista e compositora americana, nasceu do McMinnville, Tennessee, no dia 11 de outubro de 1932, e faleceu em Nashville, Tennessee, no dia 4 de setembro de 1991, aos 58 anos de idade. É considerada uma das artistas mais influentes e inovadoras da country music.

 

                        Dottie era a mais velha de 10 filhos de Hollis Marsh e Pelina Marsh. A família era pobre e, para fazer face às despesas em casa, Pelina abriu um restaurante, em cuja operação Dottie, muitas vezes, a ajudou. Seu pai era um alcoólatra, que lhe batia e dela abusou sexualmente, situação que perdurou até seus 17 anos, quando ela, finalmente, o denunciou ao xerife local. No processo, testemunhou contra seu pai no tribunal, ele foi condenado a 40 anos de prisão e acabou morrendo por lá, em 1967.

 

                        Em 1951, obteve uma Bolsa de Estudos de música para a Tennessee Technological University, em Cookeville, Tennessee, onde conheceu o primeiro marido, o guitarrista chamado Bill West, com quem teve quatro filhos e de quem por herdou o sobrenome, que usou durante toda a trajetória artística.

 

                        Após a formatura, Dottie West se mudou com sua família para Cleveland, Ohio, onde começou a aparecer no programa de televisão Landmark Jamboree, compondo um duo vocal denominado Kay-Dots, junto com Kathy Dee. Ao mesmo tempo, fez inúmeras viagens para Nashville, a Meca da country music, na esperança de conseguir um contrato de gravação. Em 1959, ela e Bill fizeram o teste para o Produtor Don Pierce, e lhes foi imediatamente oferecido um contrato. Os singles não foram bem-sucedidos mas, mesmo assim, ela se mudou para Nashville.

 

                        Lá, ela e o marido enturmaram-se num grupo de compositores aspirantes, incluindo Willie Nelson, Roger Miller, Hank Cochran, e Harlan Howard. Servindo, frequentemente, de anfitriã para esses compositores que ralavam, oferecendo-lhes, até, um lugar para ficar e comer, recebeu deles, em troca, ensinamentos sobre a estrutura da composição. Durante este tempo, ela também se tornou uma amiga íntima da inovadora cantora country Patsy Cline e seu marido Charlie Dick.

                        Patsy Cline se tornaria uma das maiores forças na carreira do Dottie. Em seus primeiros dias em Nashville, Dottie e sua família não tiveram, muitas vezes, o suficiente para pagar o aluguel ou comprar mantimentos da semana, por isso Cline contratava-a para ajudar com seu guarda-roupa, e o marido, Bill West, a atuar em sua banda, e até se ofereceu para com eles cooperar nas despesas triviais, quando lutavam para ficar em Nashville.

 

                        Em 5 de Março de 1963, Patsy Cline morreu, num acidente de avião, junto com Cowboy Copas, Hawkshaw Hawkins, e seu piloto e gerente, Randy Hughes, de volta para casa, após um show beneficente no Memorial Hall, em Kansas City, no qual Dottie West também participara, mas voltou em seu próprio carro, e até ofereceu carona para Patsy, que não aceitou, ansiosa por voltar logo para junto de seus filhos.

 

                        O êxito na carreira de Dottie West começou na Década de 1960, com o seu Top 10 hits, Here Comes My Baby Back Again, que ganhou seu primeiro Grammy Award como a Melhor Voz Feminina da Country Music, em 1965. Naquela época, foi era das poucas cantoras femininas do gênero, indústria então dominada pelo sexo masculino.

 

                        Com isso, influenciou outras cantoras, como Lynn Anderson, Cristal Gayle, Barbara Mandrell, Dolly Parton, e Tammy Wynette. Ao longo da década de 1960, Dottie West manteve-se nos Top 10 e Top 20 hits nas paradas de música country.

 

 

                        Em 1965, Dottie lançou o LP Here Comes My Baby. Em 1966, aliada ao produtor Chet Atkins, lançou um dos maiores hits de sua carreira, Would You Hold It Against Me. Em 1967, a parceria West/Atkins emitiu três álbuns separados: With All My Heart And Soul, Dottie West Sings Sacred Ballads, e I’ll Help You Forget Her.

 

 

                        Em 1968, depois do LP Country Girl, Dottie aliou-se a Don Gibson, formando a dupla Dottie & Don, caracterizada pelo hit Rings of Gold, lançado em 1969. O álbum foi seu último com o ProdutorAtkins. Ela prosseguiu, em 1970, com dois lançamentos, Forever Yours e Country Boy & Country Girl, em dupla com Jimmy Dean. Em 1971, após lançar Have You Heard Dottie West, ela deixou o marido e, em 1972, juntou-se ao baterista casado Byron Metcalf, 12 anos mais novo que ela.

 

 

                        Devido, possivelmente em parte por seu sucesso estratosférico recente com duetos, sua carreira solo sofreu um abalo entre 1969 e 1972. A maioria de seus singles lançados na época não tinha conseguido chegar até Top 40, e suas vendas de álbuns entraram em declínio.

 

                        No início de 1970, escreveu um comercial popular para a Coca-Cola Company, intitulado País da Luz do Sol, que chegou ao Número 2 no Hot Country Singles da Billboard, em 1973. No final dos Anos 1970, ela se aliou ao country pop mundial Kenny Rogers para uma série de duetos, o que elevou sua carreira para novas alturas, valendo-lhe o primeiro Disco de Platina.

 

Dottie West e Kenny Rogers

 

                       

                           Suas gravações, em dueto com Kenny Rogers, de Every Time Two Fools Collide, All I Ever Need Is You e What Are We Doing in Love, tornaram-se padrões da country music.

 

                        Após o lançamento de House of Love, em 1974, Dottie voltou às paradas, ao Top 40 hits, incluindo o Top 10 com The Last Time I Saw You e Lay Back Lover. Seu último álbum, na RCA, foi Carolina Cousins, em 1975, antes de assinar contrato com a United Artists Records, em 1976.

 

                        Apenas para ilustrar: quando ela estava gravando a canção Every Time Two Fools Collide, de Jan Dyer e Jeff Tweel, quando, segundo a lenda, Kenny Rogers entrou de repente no estúdio e começou a cantar junto. Lançado como um dueto, o número conquistou do primeiro lugar nas paradas. Entre 1978 e 1979, eles ganharam o Prêmio da Country Music Association como o Duo Vocal do Ano.

 

                        Durante os Anos 1980, Dottie continuou a produzir sucessos na carreira solo. No final da Década, sua popularidade começou a cair, e ela já não se apresentava para o público jovem. Mesmo assim, High Time, gerou seu último Top 20 hits, e, com It’sTime, de Randy Goodrum e Brent Maher, que chegou ao 16º lugar.

 

                        Entre 1981 e 1992, Shelly, filha de Dottie West, também fez carreira na country music. Ela é mais conhecida por seu dueto com David Frizzell em You're The Reason God Made Oklahoma, de Larry Collins e Sandy Pinkard, que alcançou o primeiro lugar no Top 10.

 

                        Em 1982, Dottie foi contratada para desempenhar o papel principal na produção teatral de The Best Little Whorehouse in Texas, viajando por quatro semanas por todo o país. Tinha ela seu próprio carro alegórico na Macy Thanksgiving Day Parade daquele ano. Ela também posou para uma foto reveladora na revista masculina Oui. Em 1983, casou-se com seu técnico de som, Al Winters, 22 anos mais novo

 

                        Em 1984, Dottie lançou seu último álbum, Just Dottie. Em 1986, fez sua estreia na ficção na ficção científica The Aurora Encounter.

 

 

 

                        Entre 1989 e 1990, embora atuando em turnês populares, Dottie começou a enfrentar problemas financeiros. Além de o marido requerer o divórcio, processando-a por indenização financeira, gastos extravagantes e mais investimentos por parte de seus agentes deixaram-na quase quebrada. Outros problemas sobrevieram, como processos de indenização por ex-gerentes, execução bancária de sua casa em Nashville, ordem de despejo, pedido de concordada, liquidação de seus bens, e outros contratempos.

 

                        Em 30 de agosto de 1991, Dottie estava programada para se apresentar no Grand Ole Opry. Pouco depois de deixar seu apartamento em Nashville, seu carro, um Chrysler New Yorker, que Kenny Rogers lhe tinha dado após a perda de seus bens, dirigido por um amigo alcoolizado, foi envolvido em brutal acidente, vindo ela a falecer, no dia 4 de setembro de 1991, durante a sua terceira operação, morrendo na mesa de cirurgia.

 

                        Seu funeral foi realizado na Igreja de Cristo em Old Hickory Boulevard. Havia 600 pessoas, entre familiares, amigos e artistas como Emmylou Harris, Connie Smith, Johnny Cash, June Carter Cash e Larry Gatlin. Duas semanas mais tarde, o Presidente George H. Bush, seu fã de longa data, para quem ela havia realizado show na Casa Branca, expressou suas condolências. Sua cidade natal, McMinnville, dedicou a Estrada 56 à sua memória, nomeando-a Dottie West Memorial Highway.

 

                        Em 1995, a atriz Michele Lee, com a ajuda de Shelly, filha de Dottie, produziu e estrelou, juntamente com Kenny Rogers, o filme biográfico para a TV, Big Dreams & Broken Hearts: The Dottie West Story, levado ao ar pela CBS.

 

                        Sua extensa discografia, tanto em LPs como em CDS, é facilmente encontrável nos sites especializados. Aqui vai uma pequena amostra:

 

                        Together Again, foxe de Buck Owens.

 

 

                        I Don’t Hurt Anymore, foxtrote de Jack Rollins e Donald I. Robertson.

 

 

                        Heartaches By The Number, foxtrote de Harlan Howard.

 

 

                        City Lights, foxe de Bill Anderson.

 

 

                        Crazy Arms, foxe de Chuck Seals e Ralph Mooney.

 

 

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros