Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 24 de março de 2022

ELIMINATÓRIAS: BRASIL ENFRENTA O CHILE EM VOLTA DE NEYMAR E REENCONTRO NO MARACANÃ

Seleção enfrenta o Chile pelas Eliminatórias em volta de Neymar e reencontro com Maracanã

Brasil se despede do torneio como mandante e espera consolidar nomes para convocação final para o Mundial do Catar

Marcio Dolzan/ RIO, O Estado de S.Paulo

24 de março de 2022 | 05h00

Com expectativa de Maracanã lotado, a seleção brasileira faz nesta quinta-feira, a partir das 20h30, sua despedida em casa pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O jogo com o Chile deverá ser também o último da equipe em solo nacional antes do Mundial do Catar, marcado para o fim do ano. Com uma nova formação ofensiva, o Brasil quer vencer bem e, quem sabe, garantir o título simbólico do qualificatório.

O clima na seleção é leve. O técnico Tite comandou dois treinos com o grupo todo na Granja Comary, em Teresópolis, e não fez questão nenhuma de esconder o time. Ao contrário, treinou as duas vezes com a mesma formação e permitiu que a imprensa acompanhasse os trabalhos na íntegra, algo raro nos últimos anos.

 
Tite e Neymar
Tite terá Neymar como protagonista em novo desenho tático da seleção brasileira Foto: Wilton Junior/ Estadão Conteúdo
 

O ataque será formado por Vinícius Júnior pela direita, Antony pelo lado esquerdo e Neymar mais centralizado. "Particularmente, não gosto de usar 'falso 9'. Ele é um verdadeiro, é um atacante com liberdade criativa. Um jogador que tem as características... Como é o termo? Ousadia. O Vini diz que é o 'malvadeza'. São adjetivos que fomentam e incentivam a criatividade, o lance pessoal. Teve um jogo que ele trabalhou assim e teve outros que ele voltou para deixar outros jogadores à frente. O Neymar tem uma estrutura há bastante tempo na seleção para potencializar a criatividade dele. Cada um trabalha em seu setor para que ele possa ter a criatividade em seu setor", disse o técnico na tarde dessa quarta-feira.

Todos esperam que Neymar faça uma grande exibição. Em baixa no PSG, onde tem sido um dos alvos preferidos da torcida especialmente após a eliminação na Liga dos Campeões, o principal jogador da seleção espera reafirmar seu protagonismo na seleção.

Nos treinos na Granja Comary, o jogador se mostrou bem à vontade. Na terça, chegou a orientar os jogadores. Na quarta, por sua vez, cobrou faltas, escanteios e treinou inúmeras cobranças de pênalti. E, quando balançou as redes, não deixou de esconder o sorriso que lhe é característico.

Quem também entrará em campo debaixo de grande expectativa é Antony, do Ajax. O atacante sofreu uma pancada no tornozelo no fim de semana e ainda será reavaliado, mas treinou normalmente em Teresópolis e deverá formar o ataque desde o início.

Reaberto este mês após passar por troca completa do gramado, o Maracanã receberá grande público. Até o fim da tarde de quarta, 52 mil ingressos já haviam sido vendidos.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X CHILE

BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Vinicius Jr., Antony e Neymar. Téc. Tite

CHILE: Claudio Bravo; Isla, Paulo Díaz, Enzo Roco e Suazo; Medel, Baeza, Aránguiz e Vidal; Alexis Sánchez e Vargas. Téc. Martín Lasarte

ARBITRAGEM:  Darío Herrera (ARG)

HORA: 20h30

LOCAL: Maracanã, no Rio (RJ)

ONDE ASSISTIR: Globo e SporTV


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros