Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 11 de outubro de 2023

ELIMINATÓRIAS DA COPA: SELEÇÃO TEM SETE NOVIDADES EM RELAÇÃO A PRIMEIOS JOGOS CM DINIZ; DOIS SÃO ESTREANTES

 

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Os convocados por Fernando Diniz para o segundo período de Data Fifa se apresentaram nesta segunda, em Cuiabá, onde a seleção brasileira enfrenta a Venezuela na quinta-feira, pelas Eliminatórias à Copa 2026. A repetição da maioria dos que foram chamados para os compromissos do mês passado mostra que o grupo começa a ganhar corpo. Ainda assim, há espaço para rostos novos. Dos 23 que enfrentarão Venezuela e Uruguai (dia 17, em Montevidéu), sete não estiveram nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias. Saiba quem são

 

Estreantes

 

Entre eles, os destaques são os laterais Yan Couto e Carlos Augusto. Esta é a primeira vez que eles são chamados para a seleção principal. Foram convocados, respectivamente, para o lugar dos cortados Vanderson e Renan Lodi (ambos por lesão). 

Yan é o mais novo dos dois. Com 21 anos, o lateral-direito já chamava atenção desde 2019, quando fez parte da seleção campeã do Mundial Sub-17, no Brasil. Menos de um ano depois da conquista, o Coritiba, clube que o revelou, anunciou sua venda ao Manchester City por 6 milhões de euros, além de bônus, por um contrato de cinco temporadas.

O lateral, que se destaca por jogar de forma avançada, nunca atuou pelo clube de Pep Guardiola. Mas vem se destacando no Girona-ESP, que pertence ao Grupo City.

Yan está em sua terceira temporada na equipe, e enfim parece ter conquistado a titularidade. É um dos destaques da boa campanha do time espanhol, até aqui a grande surpresa da La Liga — é o segundo colocado, atrás apenas do Real Madrid.

 

1ª vez com Diniz

 

Embora não seja estreante, Guilherme Arana se apresentou com sensação parecida. O lateral-esquerdo do Atlético-MG foi convocado pela sexta vez para a seleção principal (além da conquista do ouro olímpico, em Tóquio-2020). Mas esta é a primeira após a lesão que acabou com seu sonho de disputar a Copa do Catar:

Bremer, Gerson, David Neres e Vini Jr. completam a lista das novidades. Este último chegou a ser convocado por Diniz, mas foi cortado após lesão na coxa direita.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros