Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sábado, 12 de março de 2022

ELIMINATÓRIAS: TITE DÁ NOVA CHANCE A ARTHUR E RICHARLISON

Tite dá nova chance a Arthur e Richarlison, mas falha ao ignorar Raphael Veiga novamente

Treinador mostra seu lado justo e dá chance a jogadores que lhe foram úteis e perderam espaço; mas palmeirense também merecia uma chance

Almir Leite

11 de março de 2022 | 13h16

Tite já tem pelo menos 70% do grupo da seleção brasileira que levará ao Catar definidos. É bom que seja assim, visto que a Copa do Mundo se aproxima. Mas prudentemente diz não “fechar possibilidades reais”  – embora na prática suas convicções feche várias janelas.  Desta maneira, aproveitou os jogos contra Chile e Bolívia para fazer algumas experiências mais e, principalmente, alguns resgates.

Arthur, ao lado de Gabriel Martinelli a maior surpresa na lista, sempre agradou Tite. Sua flexibilidade, facilidade de jogar com competência de uma área a outra, o fez ser importante para o treinador tempos atrás. No entanto, o garoto se perdeu fora de campo, o que refletiu dentro dele, e agora que parece ter colocado a cabeça no lugar ganha ao menos a oportunidade de tentar recuperar seu espaço.

É difícil que recupere, pois a fila andou. Mas não se pode negar que Tite, acertando ou errando, procura ser justo. Grato. Na convocação anterior, por exemplo, ele resgatou Philippe Coutinho – algo de que o este blogueiro discordou, por char que não era o momento. Deu certo. Por que não poderá ocorrer o mesmo com Arthur?

Tite tem a maior parte do grupo definido para a Copa, mas prefere não fechar o leque totalmente

Richarliyson foi outro resgastado, este com justiça. O atacante se sacrificou ao jogar Copa América, Olimpíada e praticamente não descansar, depois sofreu duas contusões seguidas que o impediram que continuar sendo convocado. Acabou perdendo espaço, ocupado por Raphinha e Antony. Mas tem feito boas partidas nas últimas semanas, embora jogue em um time ruim de doer. Merece, até mais do que Arthur, a chance de busca novamente seu espaço.

Guilherme Arana e Alex Telles têm, a meu ver, a oportunidade definitiva para entrar no grupo da Copa. Quem se sair melhor vai garimpar o lugar de reserva de Alex Sandro. Da mesma maneira, se Gabriel Magalhães se mostrar competente, dará passo enorme para preencher a vaga que falta na zaga.

Nesta convocação, Tite deixou claro que o comando do ataque é o calcanhar de Aquiles da seleção. Sem poder contar com o contundido Matheus Cunha, resolveu fazer uma experiência com Gabriel Martinelli – que não é exatamente um jogador só de área.

Talvez fosse melhor dar nova oportunidade a Pedro, mas o fato de ele não ser  titular absoluto no Flamengo pode ter pesado. No entanto, quem saiu perdendo mesmo foi o preterido Gabriel Barbosa.

De maneira geral, a lista de Tite é boa. Mas ele continua relutando em testar Raphael Veiga. Esta foi sua grande falha nesta convocação.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros