Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 25 de janeiro de 2024

ESCORPIÕES: SAIBA OS CUIDADOS E COMO SE PREVENIR DE ACIDENTES

 

Escorpiões: saiba os cuidados e como se prevenir de acidentes

Escorpiões costumam se esconder em ambientes escuros e úmidos durante o dia. À noite, eles saem em busca de alimentos, principalmente baratas

 
 
Os sintomas da picada do escorpião são dor local, vermelhidão, inchaço e suor -  (crédito:  Monique Renne/Esp. CB)
Os sintomas da picada do escorpião são dor local, vermelhidão, inchaço e suor - (crédito: Monique Renne/Esp. CB)
 
Correio Braziliense
postado em 24/01/2024 10:44

Em períodos chuvosos, escorpiões são encontrados com frequência em áreas urbanas. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, caso esse animal peçonhento seja encontrado em casa, é necessário ligar para a Vigilância Ambiental. O uso de inseticida não é recomendado, pois não há comprovações de que o produto funcione contra escorpiões e pode fazer com que o animal apenas se esconda e ataque de surpresa.

A Secretaria ainda ressalta que os escorpiões costumam se esconder em ambientes escuros e úmidos durante o dia. À noite, eles saem em busca de alimentos, principalmente baratas. Portanto, é importante prestar atenção aos espaços onde o animal se esconde, como entulhos, ralos, caixas de esgoto, e providenciar barreiras.

"Isso significa fechar ralos de banheiros, tanques e pias, vedar frestas em paredes, muros, rodapés, janelas e portas, além de utilizar borracha de vedação ou rolos de areias nas portas", diz a pasta.

Outra recomendação é manter a casa e o quintal sempre limpos e sem entulho, além de combater a proliferação de baratas e fazer faxinas frequentes atrás de móveis e eletrodomésticos, especialmente em sofás, camas, roupas e sapatos. Além disso, há plantas que contribuem para afastar escorpiões, como a lavanda, alfazema, cânfora,  hortelã e alecrim. 

No Distrito Federal, o tipo amarelo é o mais comum. O animal também pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Esse tipo é considerado o mais venenoso da América do Sul — seu veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico.

Em caso de picadas, o recomendado é lavar o local ferido com água e sabão e procurar imediatamente um pronto-socorro para realizar avaliação médica. Também recomenda-se tirar fotos do animal para identificação, se possível. O profissional da saúde vai observar se é um caso leve ou se há a necessidade de utilizar um soro antiescorpiônico.

Os sintomas da picada do escorpião são dor local, vermelhidão, inchaço e suor. A maior preocupação ocorre com pessoas imunologicamente sensíveis, como crianças e idosos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros