Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português sábado, 22 de abril de 2023

ESTUPRO CULPOSO? CONTA OUTRA!

Estupro culposo? Conta outra!

Publicado em português

Mário Quintana disse que a mentira é a verdade que se esqueceu de acontecer. Pensando nisso, o juiz Rudson Marcos, ao julgar o empresário André de Camargo Aranha, que estuprou Mariana Ferrer, criou a tal história do “estupro culposo”.

Baseou-se na classificação de crime. O culposo ocorre quando não há a intenção de matar. Uma criança, brincando na sacada do 3º andar, deixa o vaso de flores cair. O objeto atinge a cabeça de um jovem, que perde a vida. Vamos combinar: nem a mais fértil das fantasias poderia supor que a criaturinha quis matar o passante.

O crime doloso muda de enredo. Ou a maldade é planejada tim-tim por tim-tim, ou o bandido tem a consciência do risco que corre. Ao estuprar a moça, o ilustre senhor sabia que estava praticando ato ilegal. Foi em frente. O advogado, vulgo Gastãozinho, defendeu a tese esdrúxula. O homem não teve a intenção de estuprar? Conta outra.

Sobre o caso

“Falar em estupro culposo é machismo doloso.” (Novartis)

*

“Chegou um boleto culposo aqui em casa. É quando você compra sem intenção de pagar.” (anônimo)

*

“O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação.” (Gilmar Mendes)

*

“Pelos meus clientes, vou até o inferno, mas não entro nele.” (Gastãozinho, advogado do estuprador)


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros