Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Causos do Sacristão Paulo Bandeira terça, 01 de dezembro de 2020

FEMINICÍDIO SERTANEJO (CAUSO DO SACRISTÃO BANDEIRA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

 

FEMINICÍDIO SERTANEJO

Sacristão Paulo Bandeira

 

 

 

A Fazenda Jatobá estava no maior alvoroço! A Chica, mulher do Coronel Baldomero, ia dar à luz o 35º filho!

 

O Coronel, sessenta de idade, era um touro, forte, saudável por demais e fogoso que só vendo. Já a Chica, tadinha, de tanto dar seiva para a filharada, cada qual mais taludo, não tinha mais aquela sustança da mocidade, estava um caquinho de gente.

 

A Parteira, com mais de quarenta anos de ofício, pelejara a noite inteirinha e nada! Cansada de tanta labuta e temendo um desfecho fatal para a Chica, aconselhou o Coronel e mandar buscar o médico da vila para ajudá-la, como era costumeiro em casos desse feitio.

 

O Doutor, homem traquejado, que já trouxera mais de mil nascituros ao mundo, mesmo com o auxílio da Parteira, teve ali que utilizar todo o seu conhecimento obstetrício. Só depois de quatro horas, conseguiram trazer à vida um meninão de 4 kg e medindo 52 centímetros!

 

A se despedir, o Doutor chamou reservadamente o Coronel Baldomero e falou:

 

                        – Coronel, esse tem que ser o último! A Chica não pode mais parir! Se ela engravidar, morre!

 

Diante disso, o Coronel, temendo perder a amada esposa, providenciou para que os dois dormissem e quartos separados, evitando, assim as tentações da carne com a proximidade.

 

Passou-se o tempo. Mas, com uns seis meses de separação de corpos, eis que, certa madrugada, o Coronel ouviu baterem levemente na porta de seu quarto. Estremunhado e puto da vida por perturbarem seu sono, gritou:

 

                        – Quem tá batendo aí?

                        – Sou eu, Baldomero, a Chica!

                        – O que houve, Chica?

                        – Eu quero morrer!

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros