Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 17 de junho de 2023

FESTA JUNINA: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS QUADRILHAS DO GRUPO ESPECIAL NO FIM DE SEMANA

 

Confira a programação das quadrilhas do grupo especial no fim de semana

Estão abertas as disputas de grupos do Distrito Federal e do Entorno. Além das apresentações das coreografias, tem shows de grupos populares e praça de alimentação com comidas típicas. A entrada é gratuita

SC
Samuel Calado
JA
José Augusto Limão*
postado em 17/06/2023 06:00 / atualizado em 17/06/2023 07:10
 
 (crédito:  Samuel Calado/CB)
(crédito: Samuel Calado/CB)

A primeira etapa do tradicional circuito promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linqdfe) começou ontem e promete agitar o fim de semana brasiliense. No estacionamento do Serejão, em Taguatinga, 22 grupos apresentam suas coreografias. A competição é itinerante e ocorre em três etapas, uma a cada fim de semana de junho e julho. Além das apresentações, haverá show de grupos populares e praça de alimentação com comidas típicas. A entrada é gratuita.

Com a expectativa de receber de 10 a 15 mil pessoas em cada etapa, o presidente da Linqdfe, Márcio Nunes, diz que o evento tem grande importância na cultura de Brasília. "São mais de 4 mil dançarinos de quadrilhas juninas que se preparam durante o ano todo para a competição", revela. 

 

 
  • Quadrilha Arroxa o Nó, do Paranoá, abre as apresentações de hojeFotos: Samuel Calado/CB
     
  • ... e Ribuliço, de CeilândiaSamuel Calado/CB
     
  • Brincantes da junina Arroxa o Nó.Samuel Calado/CB
     
  • Xamegar, do Itapoã...Samuel Calado / CB
     
     
  • ... Sanfona Lascada, da CeilândiaSamuel Calado/CB 

O Paranoá será palco da próxima etapa da disputa, em 23, 24 e 25 de junho. Já a última fase ainda não tem local definido, mas deve ocorrer em 30 de junho, 1º e 2 de julho. "Ainda estamos definindo a cidade do encerramento. Tivemos um imprevisto por conta da estrutura que é muito grande e estamos realocando. Nas próximas semanas teremos a definição", salienta o presidente.

Assim como nas edições anteriores, um ranking geral será divulgado ao fim de cada ciclo. "As quadrilhas são avaliadas no quesito coreografia, marcação, animação e trilha sonora, e a cada etapa os grupos vão somando pontos", explica. A grande vencedora, além de se consagrar campeã do Distrito Federal e do Entorno, terá a responsabilidade de representar a capital no Concurso Nacional de Quadrilhas, promovido pela Confederação Brasileiras de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). O evento nacional vai ocorrer em 8 e 9 de julho, na cidade de Canaã dos Carajás, no Pará. "A liga se preocupa muito em fomentar os grupos para que eles façam um grande espetáculo durante a temporada", pontua.

Este ano, as arquibancadas do evento terão capacidade de público duplicada. A estrutura aumentará de 40 para 80 metros de comprimento. O presidente da Linqdfe revela que a mudança foi feita para atender aos pedidos do público. "Por onde passa, a quadrilha arrasta um público imenso. Ano passado tinha fila até nos portões e as pessoas evitavam descer das arquibancadas para não perder o lugar. Este ano, esse risco não irá correr porque a arquibancada será bastante generosa", diz Márcio.

"

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros