Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 06 de abril de 2024

FINAIS DOS ESTADUAIS: VEJA DATAS, HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR

 

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

Este final de semana será marcado por gritos de 'É campeão' no segundo jogo das finais de Estadual. São pelo menos 15 decisões de norte a sul do país neste sábado e domingo. Enquanto o Flamengo já está praticamente com uma mão na taça do Carioca, o resto dos principais estaduais tem tudo para ser decidido em mínimos detalhes.

Carioca

Com o título encaminhado, o rubro-negro encara novamente, neste domingo, às 17h, o Nova Iguaçu, que é a sensação deste Campeonato Carioca. O time do técnico Tite pode perder até por dois gols de diferença, já que venceu o primeiro jogo por 3 a 0. Enquanto a Laranja da Baixada precisa de quatro gols de diferença para alcançar a conquista inédita.

Onde assistir: Band na TV aberta, Bandsports na TV fechada e o canal GOAT no YouTube.

 

Nova Iguaçu e Flamengo fazem a final o Campeonato Carioca de 2024 — Foto: Montagem com fotos de Ursula Nery/Ferj e Marcelo Cortes/Flamengo
Nova Iguaçu e Flamengo fazem a final o Campeonato Carioca de 2024 — Foto: Montagem com fotos de Ursula Nery/Ferj e Marcelo Cortes/Flamengo

Paulista

Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o Santos tem uma leve vantagem no agregado sobre o Palmeiras, que se apega ao fato de decidir o título, em casa, no Allianz Parque, neste domingo, às 18h. Para ganhar o tricampeonato consecutivo, o Alviverde tem que vencer por pelo menos dois gols de diferença. Já se fizer o mesmo placar do primeiro jogo, a decisão vai aos pênaltis. O empate é do peixe.

Onde assistir: Record na TV aberta, TNT e Max na TV fechada, canal CazéTV no YouTube e plataforma de streaming Paulistão Play

 

Santos e Palmeiras abriram final do Campeonato Paulista na Vila Belmiro — Foto: Raul Baretta/ Santos
Santos e Palmeiras abriram final do Campeonato Paulista na Vila Belmiro — Foto: Raul Baretta/ Santos

Mineiro

Atlético-MG e Cruzeiro duelam, neste domingo, às 15h30, no Mineirão, pelo segundo jogo da final do Campeonato Mineiro. O confronto está totalmente aberto com o empate por 2 a 2, na Arena MRV. O galo chegou a abrir 2 a 0, mas a raposa reagiu na segunda etapa, o que assegurou a invencibilidade no novo estádio do rival. No jogo de volta, quem vencer conquista o título, enquanto a igualdade no placar leva a decisão aos pênaltis.

Onde assistir: TV Globo (Minas Gerais), Sportv e Premiere.

 

Atlético-MG x Cruzeiro — Foto: Foto: Pedro Souza / Atlético-MG
Atlético-MG x Cruzeiro — Foto: Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Gaúcho

Após empate sem gols no jogo de ida, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, Grêmio e Juventude se enfrentam, neste sábado, às 16h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela final do Campeonato Gaúcho. Não existe vantagem do empate. Ou seja, a vitória no tempo normal garante o título, caso contrário, vai aos pênaltis. O tricolor briga pelo heptacampeonato seguido.

Onde assistir: TV Globo (Rio Grande do Sul), Premiere e SporTV2.

 

Diego Costa no jogo de ida da final do Gaúchão entre Juventude e Grêmio — Foto: FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Diego Costa no jogo de ida da final do Gaúchão entre Juventude e Grêmio — Foto: FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
 

Cearense

Fortaleza e Ceará ficaram no 0 a 0, na Arena Castelão, pela partida de ida do Campeonato Cearense. O confronto segue em aberto para o segundo jogo, que acontece no mesmo palco, neste sábado, às 16h40. Outro empate leva aos pênaltis, já quem ganhar no tempo regulamentar levanta o troféu. O alvinegro buscar frear o domínio do leão, que foi campeão estadual nos últimos cinco anos.

Onde assistir: TV Globo (Ceará), TV Ceará e no streaming Canal GOAT (YouTube).

 

Ceará e Fortaleza ficaram no 0 a 0, na Arena Castelão, pela partida de ida do Campeonato Cearense — Foto: Vanderlene Terto/Agência O Globo
Ceará e Fortaleza ficaram no 0 a 0, na Arena Castelão, pela partida de ida do Campeonato Cearense — Foto: Vanderlene Terto/Agência O Globo

Baiano

O Vitória vai cheio de confiança para o segundo jogo da final do Campeonato Baiano, contra o Bahia, neste domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova. Isso porque o leão virou um placar adverso de 2 a 0, no Barradão, sendo que o terceiro gol saiu nos acréscimos. Além disso, o vencedor do primeiro duelo tem a vantagem do empate e, com isso, o tricolor tem que ganhar o jogo de volta por dois ou mais gols de diferença para conquistar o título no tempo normal. Enquanto o triunfo pelo placar magro leva aos pênaltis.

Onde assistir: TVE Bahia na TV aberta e no YouTube.

 

Bahia e Vitória voltam a decidir o Campeonato Baiano — Foto: Tiago Caldas / EC Bahia
Bahia e Vitória voltam a decidir o Campeonato Baiano — Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Pernambucano

Sport e Náutico se enfrentam novamente, neste sábado, às 16h30, pelo jogo de volta do Campeonato Pernambucano. O leão encaminhou o título ao vencer a primeira partida por 2 a 0, nos Aflitos, o que resultou na demissão do então técnico do timbu Allan Aal. Sendo assim, o Sport pode até perder por um gol de diferença que ainda será campeão. Já o Náutico precisa vencer por três gols ou mais de diferença para levantar a taça no tempo normal, e dois gols de vantagem leva aos pênaltis.

Onde assistir: TV Globo (Pernambuco)

Paranaense

O Athletico-PR bateu o Maringá, fora de casa, por 1 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense. A partida de volta será neste sábado, às 17h, na Ligga Arena, em Curitiba. O empate é do Furacão, enquanto o Maringá tem que vencer por dois ou mais gols de diferença, sendo que apenas um gol de vantagem vai aos pênaltis.

Onde assistir: TV Paraná Turismo, na TV aberta, para o Paraná, e NSports e Rede Furacão, na internet.

Goiano

Atlético-GO e Vila Nova se enfrentam, neste domingo, às 16h, no Estádio Antônio Accioly, pelo segundo jogo do Campeonato Goiano. Na ida, o dragão de Jair Ventura levou a melhor por 2 a 0, no Onésio Brasileiro Alvarenga. Para reverter a desvantagem no agregado, o Vila Nova tem que fazer pelo menos três gols de diferença para levar no tempo normal ou dois para decidir nos pênaltis.

Onde assistir: TV Cultura e a afiliada TV Brasil Central.

Catarinense

Criciúma e Brusque disputam o título catarinense, neste sábado, às 16h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. O tigre ganhou por 2 a 1 o jogo de ida, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí. A vitória do Criciúma na primeira partida garante a vantagem do empate no jogo de volta. O Brusque precisa fazer pelo menos dois gols de diferença para vencer o título, já só um gol leva aos pênaltis.

Onde assistir: NSC TV e CBN Floripa.

Alagoano

CRB e ASA brigam pelo título alagoano neste sábado, às 17h (de Brasília), no Rei Pelé, em Maceió. Por ter ganhado o primeiro jogo por 1 a 0, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o galo tem a vantagem do empate, enquanto o ASA tem que ganhar por pelo menos dois para ser campeão ou somente um para decidir nos pênaltis.

Onde assistir: Band (Alagoas), na TV Aberta, no canal oficial da Federação Alagoana de Futebol, a FAFTV, no Youtube, e pelo Nosso Futebol, na TV fechada.

Brasiliense

Capital e Ceilândia se enfrentam, neste sábado, às 15h, pelo segundo jogo da decisão do Campeonato Brasiliense. A partida de ida terminou em 1 a 1, no mesmo estádio. Enquanto o Capital vai em busca da conquista inédita, o Ceilândia quer o tricampeonato. Quem vencer é campeão, já o empate leva aos pênaltis.

Onde assistir: canal da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF TV) no Youtube.

Mato-Grossense

O Cuiabá saiu na frente por 1 a 0, contra o União Rondonópolis, na Arena Pantanal, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mato-Grossense. A partida de volta será neste sábado, às 15h30, no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. O dourado busca o tetracampeonato consecutivo e pode levar o título apenas com o empate. Já o União Rondonópolis tem que vencer por dois ou mais gols de diferença no tempo normal ou leva às penalidades se fizer apenas um gol.

Onde assistir: TV Globo (Mato Grosso) e canal da Federação Mato-Grossense de Futebol, no YouTube.

Piauiense

Altos e Parnahyba empataram em 1 a 1 o primeiro jogo do Campeonato Piauiense, no Estádio Pedro Alelaf, em Parnahyba. A partida de volta será, neste sábado, às 16h, no Estádio Albertão, em Teresina. Quem vencer é campeão. Outro empate leva aos pênaltis.

Onde assistir: TV Cidade Verde.

Tocantinense

O jogo de volta da final do Campeonato Tocantinense será neste sábado, às 18h30, no Estádio Mirandão, em Araguaína. No primeiro jogo, o União levou o confronto por 2 a 1, no Ribeirão, em Tocantinópolis. Como o União tem a vantagem do empate, o Tocantinópolis precisa ganhar por pelo menos dois gols ou pode levar aos pênaltis com apenas um gol.

Onde assistir: TV Assembleia.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros