Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Esportes segunda, 24 de maio de 2021

FORTALEZA, CAMPEÃO CEARENSE!!!

 

Fortaleza empata com Ceará e se sagra tricampeão cearense em 2021

A partida foi realizada neste domingo (23), na Arena Castelão

Elenco do Fortaleza comemora título do Campeonato Cearense
Legenda: O Fortaleza foi campeão cearense pela 44ª vez na história do clube
Foto: Fabiane de Paula / SVM
 

Fortaleza Esporte Clube se sagrou tricampeão do Campeonato Cearense. Com a vantagem do empate na decisão deste domingo (23), na Arena Castelão, o Leão ficou no 0x0 com o arquirrival Ceará e faturou o título pela 44ª vez na história, com três taças consecutivas: 2019, 2020 e 2021.

A conquista é a primeira da carreira do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. O treinador soma cinco exibições no comando da equipe, com quatro vitórias e um empate.

No ano vigente, o Clássico-Rei ocorreu três vezes. O primeiro terminou empatado em 0 a 0, no dia 20 de março, na Arena Castelão, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. O segundo foi pelo Estadual, com vitória leonina por 2 a 0 no mesmo estádio, em 15 de maio.

Os arquirrivais têm encontro marcado agora na Copa do Brasil, pela 3ª eliminatória da competição. O confronto está previsto para 2 de junho, com mando leonino na ida. A volta será no dia 10 do mesmo mês.

PRIMEIRO TEMPO

 

Atletas de Ceará e Fortaleza disputam bola
Legenda: O primeiro tempo teve poucas chances de gol na Arena Castelão
Foto: Fabiane de Paula / SVM

O Clássico-Rei foi marcado pelo excesso de faltas desde o início. Apesar da intensidade, as equipes não conseguiam vencer as linhas de defesa e tornavam o confronto truncado na Arena Castelão.

De chance real, apenas uma tentativa de gol olímpico com o meia Jorginho aos 25. Na cobrança com efeito, o goleiro Felipe Alves defendeu no reflexo e contou com Tinga para afastar o perigo. 

Aos 32, o lance de maior emoção: um suposto pênalti ao Vovô. Após lançamento de Sobral, Jorginho foi derrubado por Tinga na grande área. Na ocasião, o árbitro Rafael Traci (FIFA) até marcou a penalidade, mas checou o VAR e recuou na decisão. O placar de 0 a 0 foi mantido no 1º tempo.

SEGUNDO TEMPO

 

Atletas de Ceará e Fortaleza disputam bola
Legenda: O duelo foi marcado por equilíbrio na Arena Castelão
Foto: Fabiane de Paula / SVM

 

Na volta do intervalo, o Fortaleza assustou no minuto inicial. Após bate-rebate na área, David fica com o rebote e chuta cruzado para defesa de Richard.

No panorama geral, posturas mantidas, principalmente no quesito da marcação. Aos 10, o técnico Guto mandou Saulo e Vina ao Ceará para ampliar o nível técnico.

A mexida tornou o Vovô mais ofensivo, que pressionou muito. O zagueiro Luiz Otávio sofreu uma lesão e mesmo assim ficou em campo e ocupando o sistema ofensivo. Mas o volume não foi o suficiente para abrir o placar. Com o empate, o Fortaleza foi campeão do Campeonato Cearense de 2021.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 0x0 Ceará

Competição: Campeonato Cearense - final
Data: 23/05/2021
Horário: 17h
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Cartões amarelos: Titi (F), Carlinhos (F), David (F), Gabriel Dias (C), Sobral (C) e Jorginho (C)

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi e Carlinhos; Éderson, Felipe (Jussa) e Matheus Vargas (Daniel Guedes); Robson (Crispim); David (Romarinho) e Wellington Paulista (Igor Torres). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Ceará: Richard; Gabriel Dias (João Victor), Messias, Luiz Otávio e Pacheco; Fernando Sobral, Oliveira, Jorginho (Cléber); Yony (Cléber), Lima (Vina) e Jael (Vizeu). Técnico: Guto Ferreira.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros