Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 24 de agosto de 2023

FRANCISCO DORNELLES SE ENCANTOU: TINHA A POLÍTICA NO DNA

 

Aos 88 anos, morre o ex-senador Francisco Dornelles

Ele estava internado desde o final de maio em um hospital em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Tinha a política no DNA por conta do parentesco com os ex-presidentes Getulio Vargas, Castelo Branco e Tancredo Neves

 
 
Ingrid Soares
postado em 24/08/2023 03:55
 
 
 
Dornelles foi ministro nos governos Sarney e FHC -  (crédito: Pedro França/Agência Senado)
Dornelles foi ministro nos governos Sarney e FHC - (crédito: Pedro França/Agência Senado)

O ex-senador e ex-governador Francisco Dornelles morreu, ontem, aos 88 anos. Ele estava internado desde o final de maio no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Era um homem que trazia a política no DNA: por parte de pai, foi primo em segundo grau do ex-presidente Getúlio Vargas; pelo lado da mãe, sobrinho dos também ex-presidentes Tancredo Neves e Humberto Castelo Branco, além de primo em segundo grau do deputado Aécio Neves (PSDB-MG).

O ex-presidente José Sarney, que convocou Dornelles para o Ministério da Fazenda, homenageou o amigo. "É um momento de tristeza para a política brasileira, mas há para mim um sentimento pessoal que o torna mais profundo. Nossa amizade datava de meados do século passado e se reforçara com a campanha de 1984, quando nos empenhamos para eleger seu tio e meu companheiro Tancredo Neves. Com trânsito em todas as áreas, sua participação nas adversidades dos primeiros dias da transição democrática foi decisiva", lembrou.

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), considera que Dornelles "deixa um precioso legado marcado pela capacidade de diálogo e luta pela democracia". Já o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), relatou que teve "a honra de receber seu apoio em várias eleições".

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), definiu Dornelles como "referência política nacional" e "um exemplo de homem que fazia a política maior". Da mesma forma, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), se referiu a ele como "meu grande líder".

Eduardo Barbosa, deputado federal, 64 anos

O ex-deputado federal Eduardo Barbosa morreu, ontem, aos 64 anos, em Brasília. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês para uma cirurgia cardíaca. Natural de Pará de Minas, era médico pediatra formado pela UFMG e pós-graduado em saúde pública. Se elegeu deputado federal pelo PSDB, em 1994, e exerceu sete mandatos na Câmara dos Deputados. Também foi ouvidor-geral da Casa e vice-líder da bancada da legenda por vários anos. Segundo O PSDB, Barbosa "promoveu políticas inclusivas, deixou um legado muito importante em prol das pessoas com deficiência".

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros