Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Fernando Antônio Gonçalves - Sem Oxentes nem Mais ou Menos segunda, 21 de agosto de 2023

FRASES QUASE CONEXAS (CRÔNICA DE FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

FRASES QUASE CONEXAS

Fernando Antônio Gonçalves

Num dos sábados de novembro último, contente que só por estar ajudado pela Sissa, supervisora geral de minha caminhada atual, que sempre bem ilumina meu canto de dormir, reencontrei uns apontamentos que teimavam, muito amarelados, em resistir ao tempo, atocaiados no fundo de uma gaveta metida a socavão de papéis de ontem. E resolvi elencar algumas frases neles contidas, sem identificar seus autores, oferecendo àqueles que ainda estão azeitando suas “birutas” para, em 2023, melhor auscultar a direção dos ventos para uma vivência pessoal e profissional duradoura. A não-identificação é proposital, para que todos possam refletir melhor sobre as frases, pouco importando épocas, nacionalidades, ideologias, nomes e sobrenomes de seus autores. Que cada um dos pensamentos aqui expostos subsidie reestruturações comportamentais naqueles que necessitam ser mais, para que possam usufruir mais adequadamente dos talentos oferecidos pela Criação. Ei-las para os que desejam se reestruturar existencial e profissionalmente no próximo ano:

– A sabedoria é o conhecimento temperado pelo juízo. Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria visão. Só o homem é o arquiteto de seu próprio destino terrestre.

– A maior revolução em nossa geração é que seres humanos, modificando as atitudes mais íntimas de suas mentes, podem modificar os aspectos exteriores de suas vidas.

– Tornar-se águia sem mentalidade de galinha, por mais emplumada que esta seja.

– Tudo pode ser mudado; mas nada será mudado até que seja dado o primeiro passo.

– O mais importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de ser. Nunca perca a sagrada curiosidade.

– Somente quem se arrisca a ir longe ficará sabendo até onde poderá chegar.

– O pessimista queixa-se da ventania. O otimista espera que ela acabe. O realista ajusta as velas.

– Há sempre um momento no tempo em que uma porta se abre e deixa o futuro entrar.

– Aquele que tem um porquê para viver pode enfrentar todos os comos.

– Há muito a ser dito em favor do fracasso. Ele é mais interessante do que o sucesso.

– Fracassado é o homem que erra e não é capaz de aproveitar a experiência. Não existe fracasso, a não ser em não continuar tentando com criatividade e flexibilidade.

– O sucesso é medido não tanto pela posição que alguém alcançou na vida, mas pelos obstáculos que ela ultrapassou enquanto tentava vencer.

– Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo.

– Um objetivo nada mais é do que um sonho com um limite de tempo.

– Quanto menos a razão crítica dominar, mais empobrecida será a vida.

– O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma.

– Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.

– A única coisa permanente é a mudança. Não podemos esperar que o mundo mude.

– Não podemos esperar que os tempos se modifiquem e que nós nos modifiquemos juntos, por uma revolução que chegue e nos arrebate em sua marcha.

– A coragem é inegavelmente uma das grandes virtudes da humanidade. Ela sempre garante imensa tranquilidade de consciência. A timidez, o escrúpulo e a dúvida, ao contrário, torturam frequentemente o espírito e conduzem às derrotas e aos desesperos.

– Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pelo seu país.

– Nenhum diploma encurta as orelhas de ninguém. Eu não tenho a fórmula para o sucesso.

– Perigoso é um pouco de conhecimento.

– Tolo é aquele que naufragou seus navios duas vezes e continua culpando o mar.

– Seres humanos podem mudar sua vida mudando suas atitudes. Comece a tecer e Deus lhe mandará a linha.

UM FELIZ NATAL PENSANTE PARA TODOS NÓS, FUBÂNICOS!!!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros