Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 31 de agosto de 2018

FUTEBOL AMERICANO: JOGUE COM ESTAS MULHERES

 


FUTEBOL AMERICANO
 
Jogue como essas mulheres
 
Brasília Pilots supera dificuldades estruturais e busca vaga nas semifinais do Campeonato Brasileiro contra o Sinop-MT

 

Ester Cezar*
Renata Nagashima*

Publicação: 31/08/2018 04:00

Raquel Araújo e Paula Chiarotti (D) estão confiantes na vitória sobre as atuais campeãs nacionais (Carlos Vieira/CB/D.A Press - 23/8/18
)  
Raquel Araújo e Paula Chiarotti (D) estão confiantes na vitória sobre as atuais campeãs nacionais



O desafio começou bem antes da partida. Para chegar ao estado do Mato Grosso, o Brasília Pilots, time feminino de futebol americano, precisou alugar um ônibus e tirar dinheiro do próprio bolso para custear a participação no Campeonato Brasileiro da modalidade. Após uma corrida contra o tempo para sanar questões burocráticas e lesões de atletas, a equipe encarou um trajeto com duração de 24 horas e, amanhã, enfrenta o Sinop Coyotes, atual detentor do título nacional, em busca de uma vaga nas semifinais da competição.

A equipe brasiliense viu de perto o risco de encerrar precocemente as atividades na temporada. Segundo o regulamento do campeonato, se um time não comparecer a um jogo marcado, a punição por walkover (WO) é desclassificação automática. Todas as partidas ficariam com a pontuação de 49 x 0, inclusive as previamente vencidas, e a agremiação receberia uma multa de R$ 6.000, além do impedimento de participar de qualquer competição oficial pelo período de um ano.

Vencidos os desafios iniciais, a expectativa para o confronto contra as atuais campeãs brasileiras é de elevado otimismo. Antes de integrar o Brasília Pilots, Paula Chiarotti e Raquel Araújo vestiam a camisa do Vasco Patriotas e venceram o Sinop Coyote por 18 x 13, com três touchdowns. E essa não foi a única vitória da dupla sobre as mato-grossenses. “Será um jogo difícil. Elas são duras e bem fisicamente, mas ninguém do Pilots nunca perdeu para elas”, comenta Raquel, apostando, em tom de provocação, no placar de 38 x 0. Mais realista, Paula prevê resultado favorável às brasilienses por 30 x 20, com dois touchdowns de diferença.

Em 2017, foi a primeira vez que o time de Brasília participou do Campeonato Brasileiro, que existe há 10 anos. Na temporada de estreia, as atletas da capital conseguiram classificação para os playoffs e conquistaram o terceiro lugar geral. Atualmente, a equipe é formada por 30 atletas ativas, com idades de 16 aos 42 anos.



Como participar 

Os treinos do Brasília Pilots são abertos. Qualquer interessada em conhecer o esporte e aprender pode contatar o time, indo aos treinos ou por meio da internet. “Basta chegar e falar com um dos treinadores. A candidata será testada em várias posições e, então, encaminhada para o setor adequado. Treinamos no gramado da Funarte, nas quintas-feiras, às 19h30, e na Esplanada dos Ministérios, nos sábados, às 9h30. Podemos nos contatar também pelas nossas redes sociais no Facebook e no Instagram”, explica  Paula Chiarotti, presidente e jogadora do Brasília Pilots.
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros