Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 15 de novembro de 2023

GABIGOL: JOGADOR PERDE PROTAGONISMO E VIVE CENÁRIO INÉDITO NO FLAMENGO

 

 

 

 

Ídolo incontestável após os gols que deram uma Libertadores ao Flamengo após 38 anos, em 2019, e outra em 2022, Gabigol deixou de viver, desde o começo deste ano, a rotina de jogador intocável. E não soube lidar com a situação, segundo relatos do clube.

Reserva há nove partidas e há 12 sem marcar um gol — o último foi contra o Coritiba, no dia 20 de agosto —, o atacante viu sua má fase ter início com o técnico Dorival Júnior no ano passado e continuar com a chegada dos estrangeiros Vitor Pereira e Jorge Sampaoli. Com Tite, porém, não teve uma chance sequer como titular. A nova realidade se deu depois de, no fim de 2022, Gabigol receber a camisa 10 que já foi de Zico, e nutrir entre torcida e diretoria a expectativa de chegar a um novo status, com perspectiva de renovação contratual que o faria completar 10 anos de Flamengo. Agora, as tratativas estão congeladas.

Internamente, a avaliação é que Gabigol não reagiu bem ao peso colocado sob seus ombros, dentro e fora de campo, e passou a esboçar falta de confiança ao ser preterido. A realidade começou a mudar em 2023, quando o atacante se transformou de vez em reserva de Pedro. O esperado papel de liderança foi visto em raras oportunidades. No período desde o último gol, colecionou duas expulsões, contra Athletico e no clássico Fla-Flu do último sábado.

Nas últimas dez partidas, o atacante nem chutou a bola no gol.

O jogador reconhece internamente que está em uma fase ruim e sem confiança. Nos treinos, ele mantém comportamento competitivo, prejudicado por uma sobrecarga no músculo adutor das coxas que o obriga a fazer complementos em casa, com uma equipe particular. Em meio à queda livre de desempenho, o atacante viu outros concorrentes pedirem passagem com Tite, casos de Luiz Araújo e Everton Cebolinha. Pedro também correspondeu nos últimos jogos.

A impressão no Ninho do Urubu é que o camisa 10 não tem sabido como lidar com essa situação no Flamengo. Depois da expulsão contra o Fluminense, publicou questionamentos à CBF pelo cartão vermelho. A diretoria encampou o protesto, mas reconhece que o momento é ruim. A quatro jogos para o fim do Brasileiro, a esperança é que haja uma evolução física e que Gabigol consiga ser decisivo em algum momento, mais pela mística que carrega com a camisa do Flamengo ao longo dos últimos anos, do que pelo que tem apresentado quando é acionado nas partidas.

O próximo compromisso é contra o Bragantino, dia 23, após a data Fifa, e sem Gabigol, suspenso. Ontem, o time se reapresentou para os treinos, e Allan e David Luiz estão integrados após se recuperarem de lesão.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros