Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 23 de janeiro de 2023

GASTRONOMIA: RECEITA DE CEVICHE VEGANO, CO MANGA E CHCHU, IDEAL PARA O VERÃO

 

 

Ceviche de chuchu com manga
Ceviche de chuchu com manga Divulgação
 

Dias de verão merecem clássicos refrescantes. Um preparo muito fácil e rápido é o ceviche, receita peruana feita tradicionalmente com peixe. Mas há também versões vegetais, igualmente levinhas.

Aprenda a que leva chuchu e manga, que fica com uma combinação de sabor e textura ótima. O leite de tigre caseiro também dá o toque mais que especial. A dica é da chef e apresentadora Rita Lobo, do Panelinha.

LEITE DE TIGRE

Ingredientes:

1 pedaço de gengibre de cerca de 6 cm

3 talos de coentro

¼ de xícara (chá) de caldo de limão

1 cebola-roxa pequena

Como fazer:

Descasque, fatie a cebola em meias-luas finas e transfira para uma tigela. Cubra com ½ xícara (chá) de água e mantenha imersa por 10 minutos, enquanto separa os outros ingredientes. A cebola vai perder um pouco do ardor e a água vai ganhar sabor para ser usada no leite de tigre.

Descasque e corte o gengibre em cubos – assim ele bate melhor no liquidificador. Lave e seque o coentro, vamos usar os talos e as folhas.

Sobre uma tigela, escorra a cebola fatiada numa peneira. Reserve a cebola para o preparo do ceviche e transfira a ½ xícara (chá) da água de cebola para o liquidificador.

Junte os ingredientes restantes ao liquidificador e bata bem.

Sobre uma tigela, passe o leite de tigre por uma peneira, apertando bem com uma colher para extrair todo o caldo. Reserve.

CEVICHE

Ingredientes:

1 chuchu (cerca de 1 ¾ xícara (chá) em cubos)

1 manga madura mas ainda firme (cerca de ¾ xícara (chá) em cubos)

1 pimenta dedo-de-moça

1 colher (chá) de folhas de coentro picadas

a cebola-roxa fatiada

sal a gosto

Como fazer:

Descasque, lave sob água corrente e seque bem o chuchu com um pano de prato limpo – assim ele não escorrega na hora de cortar.

 

Corte o chuchu ao meio. Com uma colher, descarte o miolo com a semente. Corte cada metade em cubos de 1,5 cm. Descasque e corte a manga em cubos de 1 cm.

Lave e seque a pimenta-dedo-de-moça. Corte ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe as sementes e descarte. Corte cada metade em cubinhos. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.

Numa tigela, coloque o chuchu, a manga, a cebola e a pimenta dedo-de-moça. Tempere com sal, regue com o leite de tigre e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 10 minutos antes de servir – nesse tempo, a manga e o chuchu absorvem os sabores do leite de tigre e o ceviche fica mais saboroso.

Na hora de servir, misture as folhas de coentro e sirva com chips de mandioca.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros