Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

MPB da Velha Guarda domingo, 27 de novembro de 2022

GERALDO MEDEIROS E O ZÉ CARIOCA NO FREVO

 

 
GERALDO MEDEIROS E O ZÉ CARIOCA NO FREVO

Raimundo Floriano

 

 

Geraldo Medeiros

 

Zé Carioca frevando 

                        O frevo de rua é um tipo de música alegre, vibrante, vívida, contagiante. Mas há frevos de rua mais animados que os outros, os quais fazem os foliões recobrarem o gás e caírem no cordão, mesmo estando cansados ou caindo pelas tabelas de tanto pularem.

 

                        Em minha experiência de trombonista de Carnaval, especializado em salões de clubes e em blocos de sujos, classifico três deles nessa valiosa categoria: VassourinhasFogão, e Zé Carioca no Frevo.

 

                        Os dois primeiros botam pra derreter em qualquer situação. Geralmente, um é executado após o outro, emendados, como a corda e a caçamba. No tríduo momesmo pernambucano, é o que mais se ouve pelas ruas do Recife ou de Olinda. Já o Zé Carioca no Frevo, em que pese sua beleza e andamento, parece que ficou esquecido naquelas paragens.

 

                        Mas em Balsas, minha cidade natal, no sertão sul-maranhense, é, sobremaneira conhecido e executado. Eu, com meu trombone de vara, Leonizard Braúna no sax, Zé Raimundo no pistom e Edvaldo na sanfona, acompanhados pela Banda FM, do cantor Félix Matias, constituída de baixo, guitarra, teclado e competente bateria, botávamos pra quebrar nos salões do Clube Recreativo Balsense de outrora. Era só puxar o Zé Carioca no Frevo, e o povo se danava no passo, pulando, frevendo, desembestando.

 

                        Mas eu digo era. Todos os músicos balsenses acima citados já se foram. E eles, com seus instrumentos, já não fariam mais faz sucesso neste Século XXI, com seus axés, raps e funks. Nem mesmo lá em meu sertão.

 

                        Antes de mostrar-lhes esse famoso frevo, vou falar um pouco do seu compositor, muito pouco mesmo, pois dele quase nada se tem registrado, tampouco existindo foto sua. A maior parte do que aqui exponho é baseada na Enciclopédia da Música Brasileira - Erudita, Folclórica e Popular, da Art Editora Ltda.

 

                        Geraldo Medeiros dos Santos, instrumentista, compositor e arranjador, nasceu em Areia, PB, a 28.11.1917.

 

                        Neto de um Maestro de Banda em Guarabira, PB, iniciou os estudos musicais com Pedro Rodrigues, continuando-os mais tarde com o avô.

 

                        Em 1938, era maestro da Banda da Escola Correcional de Pindobal, em Mamanguape, PB. Transferindo-se para a Capital, integrou, como pistonista, a Jazz Tabajara, de João Pessoa, passando a Primeiro Pistonista quando o Maestro Severino Araújo assumiu o comando do grupo, a partir daí chamado Severino Araújo e Sua Orquestra Tabajara.

 

                        Em 1944, foi para o Rio de Janeiro, estreando com a Orquestra Tabajara na Rádio Tupi em janeiro de 1945. Teve, com a orquestra, sua primeira música gravada, Zé Carioca no Frevo.

 

                         O título da música é uma alusão Zé Carioca, apelido do papagaio José Carioca, criado no começo da década de 40 pelos estúdios Walt Disney, em turnê pela América Latina, que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial, esforço esse denominado Política da Boa Vizinhança.

 

                        Trabalhou em outras orquestras, como a de Ary Barroso, viajando pela América Latina e pela Europa, e na que ele mesmo constituiu, denominada Geraldo Medeiros e Sua Orquestra.

 

                        Como compositor, destacou-se com O Sanfoneiro Só Tocava Isso, arrasta-pé, com Haroldo Lobo, Bum-qui-ti-bum, maracatu, Pé na Tábua, frevo, Maxixando, maxixe, A Dança do Caranguejo, marcha, com Nestor de Holanda, Cala a Boca, Etelvina, samba, Centenário, frevo, Mamãe Não Quer Dar, frevo, Ranchinho da Saudade, marcha, com Alípio Miranda, Saia Branca, samba, e Malicioso, choro. Com Jorge Tavares, seu parceiro mais constante, compôs Maracatucá, maracatu, Saia Curta, marcha, Bogari, baião, e O Baile Começou, baião.

 

                        Trabalhou como pistonista e com sua orquestra em várias emissoras de rádio e televisão, além de inúmeras gravações acompanhando diversos intérpretes.

 

                        Informações obtidas com a Editora Revivendo, quanto à data, e com o pesquisador Renato Phaelante, quanto ao local, dão conta de que Geraldo Medeiros faleceu a 13 de julho de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

                       

                        A seguir, pequena amostra do trabalho desse grande compositor da MPB.

 

                        Inicialmente, este youtube com Tonico e Tinoco interpretando o arrasta-pé O Sanfoneiro Só Tocava Isso, de Geraldo em parceria com Haroldo Lobo:

 

                        E, a seguir, outros sucessos de sua autoria: 

 

                        A Dança do Caranguejo, marchinha, em parceria com Nestor de Holanda, gravação com os Vocalistas Tropicais, 1947:

 

                        Cala a Boca, Etelvina, samba, gravação com Jorge Veiga, 1950:

 

                        Centenário, frevo de rua, gravação com a Orquestra Tabajara, 1954:

 

                        Mamãe Não Quer Dar, frevo-canção, gravação com Manezinho Araújo, 1947:

 

                        Ranchinho da Saudade, marchinha, em parceria com Alípio Miranda, gravação com de Pato Preto, 1951:

 

                        Saia Branca, samba, gravação com Cauby Peixoto, 1951:

 

                        Saia Curta, marchinha, em parceria com Jorge Tavares, gravação com Safira, 1951:

 

                        Zé Carioca no Frevo, frevo de rua, gravação com Geraldo Medeiros e Sua Orquestra, 1949 (Atenção para o diálogo entre as palhetas e os metais):

 


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