Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Quincas Macedo - Megaphone terça, 25 de setembro de 2018

GRANDES MÚSICOS E COMPOSITORES DO NORDESTE - MARCONI NOTARO

 

 
GRANDES MÚSICOS E COMPOSITORES DO NORDESTE – MARCONI NOTARO

Marconi Notari: um talento da psicodelia pernambucana anos 1970

Poeta e músico brasileiro, Marconi Notaro nasceu em Garanhuns, em julho de 1949 Foi um representante da cena musical psicodelica do Recife, na década de 1970.

Fez trabalhos com Ave Sangria, Zé Ramalho, Lula Côrtes, Lailson, Robertinho de Recife e outros.

Sua obra mais conhecida é o álbum “No Sub Reino dos Metazoários”, de 1973.

Fidelidade – Marconi Notaro – Álbum “No Sub-reino dos Metazoários (1973)

 

 

 

 

Recolho aqui texto do jornalista Fernando Rosa, do site “Senhor X”: – o LP ‘No Sub Reino dos Metazoários’ enquadra-se na linhagem de obras como os discos de Lula Côrtes & Lailson – ‘Paebirú’ e ‘Satwa’, clássicos da psicodelia nacional.

Em alguns momentos, ultrapsicodélico o disco abre com o samba ‘Desmantelado’ (composto por Notari em 1968), com regional formado por Notari, Robertinho de Recife, Zé Ramalho e Lula Côrtes.

A segunda faixa, ‘Ah Vida Ávida’, com ‘Notaro jogando água na cacimba de Itamaracá’, mais Lula na ‘cítara popular’ e Zé Ramalho na viola indicam o que vem a seguir, um misto de alucinada psicodelia com pinceladas da mais singela música popular, como o frevinho ‘Fidelidade’.

Desmantelado – Marconi Notaro – Album “No Sub-reino dos Metazoários” (1973)

 

 

 

 

O momento mais radical do álbum é a quinta faixa, ‘Made in PB’, parceria de Notaro com Zé Ramalho, um rockaço clássico, destacando a guitarra distorcida de Robertinho de Recife.

As músicas ‘Antropológicas 1’ e ‘Antropológica 2’, como a maioria das outras canções, são improvisos de estúdio, reunindo os músicos já citados, com ótimo resultado sonoro e poético.

O álbum, do catálogo da Rozenblit, espera uma cuidada reedição oficial. O LP original é praticamente impossível de ser encontrado, mas uma ótima cópia em CD já circula no universo de colecionadores.

Estampa do movimento: uma febre na época

A capa é um desenho de Lula Côrtes, tão chapado esteticamente quanto o som que o tosco papelão embalava, com uma foto de Marconi Notaro no centro, com o rosto dividido entre a capa frontal e a contracapa

“Antropologica 1”, de Marconi Notaro – Coletânea inglesa de música brasileira, lançada em 2011

 

 

 

 

Com produção do pessoal do grupo multimídia de Lula Côrtes e sua mulher Kátia Mesel, o disco foi gravado nos estúdio da TV Universitária de Recife e da gravadora Rozenblit, também na capital pernambucana.

Marconi Notaro faleceu no Recife, em 24 de outubro de 2000.

 

 
 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros