Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Música Sertaneja sábado, 07 de maio de 2022

INEZITA BARROSO, O FIM DE UM CICLO DOURADO
INEZITA BARROSO, O FIM DE UM CICLO DOURADO

Raimundo Floriano

 

 

Inezita Barroso

 

                        Morreu Inezita Barroso! E, com ela, desaparece o que ainda restava da pureza de nossa Música Sertaneja, ou Caipira, na mídia! Ela jamais terá substituto, porque era única!

 

                        Inês Madalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso, cantora, instrumentista, arranjadora, compositora, folclorista e atriz, nasceu em São Paulo (SP), no dia 4.3.1925, cidade onde veio a falecer, no dia 8.3.2015, aos 90 anos de idade.

 

                        Começou a cantar e estudar violão aos sete anos e, aos 11, iniciou seu aprendizado de piano.            Fez o curso de Biblioteconomia. Iniciou a carreira nos anos 40, cantando músicas folclóricas recolhidas por Mário de Andrade na Rádio Clube do Recife.

 

                        Em 1947, aos 22 anos, ela casou-se com Advogado Adolfo Cabral Barroso, grande incentivador de sua carreira, amor que foi eterno enquanto durou. Depois de casada, voltou ao canto e ao violão, estreando, em 1950, na Rádio Bandeirantes de São Paulo, a convite do compositor e radialista Evaldo Rui.

 

                        Participou, em seguida, da transmissão inaugural da TV Tupi, Canal 3, e trabalhou como cantora exclusiva da Rádio Nacional de São Paulo, transferindo-se, mais tarde, para a Rádio Record. Ainda em 1950, estrelou o filme Ângela, de Tom Payne e Abílio Pereira de Almeida, e realizou recitais no T. B. C., no Teatro de Cultura Artística e no Teatro Colombo.

 

                        Em 1951, gravou seu primeiro disco, interpretando Funeral de um Rei Nagô, de Hekel Tavares e Murilo Araújo e Curupira, de Waldemar Henrique. Em 1953, gravou O Canto do Mar, e Maria do Mar, de Guerra Peixe e José Mauro de Vasconcelos. No mesmo ano, gravou um de seus discos de maior sucesso, a moda Marvada Pinga, de Cunha Jr., que trazia, no Lado B, o samba-canção Ronda, de Paulo Vanzolini, que só veio a se tornar sucesso muito tempo depois, quando foi gravado pela cantora Márcia, mas que no disco de Inezita ficou totalmente eclipsado pelo êxito da moda Marvada no Lado A.

 

                        Ainda em 1953, voltou a atuar no cinema, estrelando os filmes Destino em Apuros, de Ernesto Remani, e Mulher de Verdade, de Alberto Cavalcanti. Em 1954, atuou em É Proibido Beijar, de Ugo Lombardi, e O Craque, de José Carlos Burle, recebendo, ainda, o Prêmio Roquete Pinto, como a melhor cantora de rádio da MPB, e o Prêmio Guarani, como a melhor cantora de disco.

 

                        Em 1953, gravou, na RCA Victor, Canto do Mar, canção de Guerra Peixe, Benedito Pretinho, canção, e Dança de Caboclo, coco, ambos de Hekel Tavares e Olegário Mariano, e os sambas Os Estatutos da Gafieira, de Billy Blanco, e Isso É Papel, João?, de Davi Raw e Cícero Galindo Machado.

 

                        A partir de 1954, passou a apresentar-se semanalmente em programas folclóricos da TV Record de São Paulo. Em 1955, atuou no filme Carnaval em Lá Maior, de Ademar Gonzaga, e, como atriz e cantora, representou o Brasil no Festival de Cinema de Punta del Este, Uruguai, excursionando, em seguida, pelo Paraguai.

 

 

                        No mesmo ano, foi novamente agraciada como Prêmio Roquete Pinto e com o Prêmio Saci, como melhor atriz do cinema, e realizou gravações de divulgação do folclore brasileiro, ilustrando uma série de conferências de professores na Universidade de São Paulo.

 

                        Ainda em 1955, lançou, pela Copacabana, seu primeiro LP, Inezita Barroso, com um repertório folclórico que incluía Banzo, de Hekel Tavares e Murilo Araújo, Funeral dum Rei Nagô, de Hekel e Murilo, Viola Quebrada, de Mário de Andrade, e Mineiro Tá Me Chamano, de Zé do Norte. Em seguida, lançou os LPs Danças GaúchasCoisas do Meu Brasil e Lá Vem o Brasil.

 

 

                        Nessa época, os atores Jean Louis Barrault, Marian Anderson, Vittorio Gassman e Roberto Inglês, em visita ao Brasil, levaram seus discos para a Europa, onde foram divulgados nas principais emissoras.

 

                        Seus dois LPs seguintes foram Vamos Falar de Brasil e Inezita Apresenta, ainda pela Copacabana, reunindo, nesse último, composições de Babi de Oliveira, Juraci Silveira, Zica Bergami, Leyde Olivé e Advina Andrade, do folclore baiano, mineiro e paulista.

 

                        Em 1956, publicou o livro Roteiro de Um Violão. Em 1960, lançou o LP Eu Me Agarro na Viola, título da faixa de abertura. Em 1961, lançou o LP Inezita Barrroso.

 

 

                        Em 1968, lançou o LP O Melhor de Inezita. Em 1969, o LP Clássicos da Música Caipira, Volume 1. Nesse mesmo ano, ganhou o Troféu do I Festival de Folclore Sul-Americano, em Salinas, Uruguai. Em 1970, lançou o LP Modinhas e produziu um documentário que representou o Brasil na Expo-70, no Japão. Em 1972, lançou o LP Clássicos da Música Caipira, Volume 2.

 

 

                        Em 1975, lançou o LP Inezita de Todos Cantos, incluindo números folclóricos recolhidos na Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 1978, o LP Jóia da Música Sertaneja.

 

                        A partir de 1980, começou a apresentar o Programa Viola Minha Viola, aos domingos, pela TV Record de São Paulo, depois na TV Cultura. Gravou, na Copacabana, no mesmo ano, o LP Joia da Música Sertaneja 2. Por essa mesma época, realizou recitais e conferências pelo Brasil, além de apresentar-se com Oswaldinho do Acordeon em shows do Projeto Pixinguinha.

 

                        De 1982 a 1996, lecionou Folclore na Universidade de Mogi das Cruzes. A partir de 1983, começou a lecionar na Faculdade Capital de São Paulo. Em 1985, foi homenageada pela Escola de Samba Oba-Oba, de Barueri, que cantou sua vida e obra em enredo de carnaval. No mesmo ano, após cinco sem gravar, lançou, no selo independente Líder, o LP Inezita Barroso: A Incomparável, cujo repertório foi escolhido pelos fãs.

 

 

                        Nesse período, apresentou, por cinco anos, na Rádio Universidade de São Paulo, o Programa Mutirão. A partir de 1990, e durante nove anos, levou ao ar, na Rádio Cultura AM, o Programa Estrela da Manhã, das cinco às sete horas. Em 1992, apresentou-se no Teatro do SESC, em São Paulo, ao lado da violeira Helena Meirelles e da dupla Pena Branca e Xavantinho.

 

                        Em 1996, gravou, com o violeiro Roberto Corrêa, o CD Voz e Viola. Em 1997, com o mesmo Roberto Corrêa, gravou o CD Caipira de Fato No mesmo ano, recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Cantora Regional. Em 1998, participou, juntamente com Zé Mulato e Cassiano, Paulo Freire e Pereira da Viola, do CD Feito na Roça, de Braz da Viola e Sua Orquestra de Violeiros, de São José dos Campos.

 

                        Fez apresentações na França, União Soviética, Itália, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Uruguai, entre outros países. Seu disco Danças Gaúchas, era considerado por ela como um dos mais importantes de sua carreira, por sua inclusão como material básico de estudo no currículo de muitas escolas brasileiras.

 

                        Ficou conhecida como A Rainha do Folclore. Em 2000 lançou, pela CPC/UMES o CD Sou Mais Brasil. Em 2011, o produtor musical Rodrigo Faour lançou a caixa de CDs O Brasil de Inezita Barroso, com parte significativa de sua discografia.

 

 

                         Em dezembro de 2014, Inezita levou uma queda na casa de sua filha, em Campos do Jordão. Internada no Hospital Sírio-Libanês, em 19 de fevereiro de 2015, vítima de insuficiência respiratória, em 8 de março do mesmo ano, quatro dias depois de completar 90 anos de vida.

 

                        Considerada uma das cantoras veteranas brasileiras que melhor conservou a qualidade da sua voz com o passar dos anos, Inezita se notabilizou por sua defesa das raízes da música regional brasileira e por também comandar o programa Viola, Minha Viola, ultimamente na TV Cultura, nos últimos 35 anos de vida.

 

                        Esta longa matéria é apenas um pequeno resumo do que foi a carreira dessa grande artista de suma importância para a Música Brasileira, e, em meu entender, a mulher mais linda e talentosa da TV nacional. Dia 30 da agosto, a TV Cultura apresentou o filme Mulher de Verdade, estrelado por Inezita e Colé, no qual pude constatar a esfuziante e natural beleza dessa Grande Dama da Música Caipira.

 

                        A prolífera discografia e filmografia de Inezita encontra-se facilmente à disposição nos sites especializados, além de 46 faixas remasterizadas de bolachões 78 RPM.

 

                        Viola, Minha Viola continua no ar, todos as manhãs de domingo, das 9 às 10, com reprises, pois até agora, penso eu, a emissora não encontrou um substituto para Inezita. E jamais o encontrará. Se Nashville, nos Estados Unidos, é o ponto de partida de qualquer novato que deseja conquistar seu lugar ao sol na country music, Viola, Minha Viola foi, nesses últimos 35 anos, sob a proteção de Inezita, o berço de onde saíram grandes astros de nossa atual Música Caipira de raiz. Isso ninguém mais o fará!

 

                        E verdade que ainda sobrevive o Programa Sr. Brasil, com Rolando Boldrin na batuta, apresentando o que resta de nossa pureza, embora não tenha a características eminentemente caipira do Viola, Minha Viola.

 

                        No dia 2 de agosto, a mesma TV Cultura levou ao ar, maravilhosa homenagem a Inezita, com o título Tributo a Inezita – Quanta Saudade Você Me Traz.

 

                        Durante 2 horas e meia de programa, ali compareceram nomes do primeiro time da Música Caipira, alguns representando falecidos ícones do gênero, contando, no total, mais de 50 artistas, dentre eles Renato Teixeira, Ivan Lins, Lourenço e Lourival, Renato Borghetti, Rick Solo, Mococa e Paraíso, Paulo Freire, João Mulato e Douradinho, Pereira da Viola, Roberto Correa, Irmãs Barbosa, Toninho Ferragutti, Daniel e o Coral da USP.

 

                        A maioria atuou acompanhada pelo Regional Viola, Minha Viola, com Joãozinho, violão, Arnaldo Freitas, viola caipira, Leandro Madeira, baixo, Escurinho, percussão, e os convidados, Maestro Marinho, sanfona, e Márcio, percussão. Eles formaram o grupo que esteve ao lado de Inezita nos últimos nos da emissora.

 

                        O repertório do tributo refletiu a vasta obra de Inezita e as apresentações se dividiram entre os clássicos de seu cancioneiro e também algumas peças que marcaram os artistas presentes ao show. Ao final, todos os participantes cantaram a inesquecível Lampião de Gás, valsinha marca registrada da estrela.

 

 O grande elenco do espetáculo

 

                        Como pequena amostra do trabalho de Inezita Barroso, escolhi estas cinco faixas de seu repertório:

 

                        Tristeza do Jeca, toada de Angelino de Oliveira:

 

                        De Papo Pro Á, toada de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano:

 

                        Ronda, samba-canção de Paulo Vanzolini:

 

                        Moda da Pinga, moda de Laureano e Raul Torres

 

                        Lampião de Gás, valsa de Zica Bergami e Hervé Cordovil:

 

 


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