Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural sexta, 07 de fevereiro de 2020

KIRK DOUGLAS, ATOR E DIRETOR, MORRE AOS 103 ANOS

MATÉRIA DO GOOGLE

Por G1

 


 
Kirk Douglas em entrevista aos 90 anos — Foto: REUTERS/Fred Prouser/File PhotoKirk Douglas em entrevista aos 90 anos — Foto: REUTERS/Fred Prouser/File Photo

Kirk Douglas em entrevista aos 90 anos — Foto: REUTERS/Fred Prouser/File Photo

 

Kirk Douglas, ator e cineasta americano, morreu aos 103 anos nesta quarta-feira (5). Ele vinha passando por problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral.

Indicado ao Oscar três vezes, o galã de filmes como “Spartacus” (1960) se aposentou depois que passou a ter dificuldades para falar, devido ao AVC.

Kirk também foi três vezes indicados ao Emmy, a premiação mais importante da TV americana. No Globo de Ouro, levou duas estatuetas: uma de melhor ator em drama (por “Sede de viver”, de 1956) e outra por sua filmografia, o prêmio especial Cecil B. DeMille.

 
Kirk Douglas em 'Sede de viver' (1956), no papel de Vincent Van Gogh — Foto: DivulgaçãoKirk Douglas em 'Sede de viver' (1956), no papel de Vincent Van Gogh — Foto: Divulgação

Kirk Douglas em 'Sede de viver' (1956), no papel de Vincent Van Gogh — Foto: Divulgação

 

O filho e também ator Michael Douglas lamentou a morte por meio de um comunicado para a revista "People": "É com tremenda tristeza que, meus irmãos, anuncio que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos."

"Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da idade de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceram um padrão que todos nós temos que buscar", completou Michael.

 

Mais de 80 filmes

 

 
Kirk Douglas no filme 'Spartacus' — Foto: DivulgaçãoKirk Douglas no filme 'Spartacus' — Foto: Divulgação

Kirk Douglas no filme 'Spartacus' — Foto: Divulgação

Filho de imigrantes russos analfabetos, Kirk Douglas interpretou papéis emblemáticos do cinema, do escravo Spartacus ao pintor Vincent van Gogh, passando pela lenda do velho oeste Doc Holliday.

Ele trabalhou em mais de 80 filmes, mas se notabilizou por nunca ter aceitado um papel em uma sequência, mesmo com a possibilidade de ganhar cachês ainda mais altos.

Nos anos 70, preferiu se dedicar a uma breve carreira de cineasta com os filmes "Ambição Acima da Lei" (1975) e "As Aventuras de um Velhaco" (1973).

 

Perfil

 

 
Kirk Douglas no filme 'A letter to three wives', de 1949 — Foto: DivulgaçãoKirk Douglas no filme 'A letter to three wives', de 1949 — Foto: Divulgação

Kirk Douglas no filme 'A letter to three wives', de 1949 — Foto: Divulgação

 

Issur Danielovitch foi o nome que recebeu ao nascer em um bairro pobre de Nova York, onde estudou interpretação na Academia de Artes Dramáticas.

"O invencível" (1949) rendeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator, prêmio que nunca venceu. A estatueta só chegou à família com o filho Michael por "Wall Street" (1987), como ator, e por "Um estranho no ninho" (1975), como produtor.

 
 
Kirk Douglas, um dos maiores mitos do cinema, faz 100 anos

Kirk Douglas, um dos maiores mitos do cinema, faz 100 anos

Entre os filmes mais famosos de Kirk se destacam "Sede de viver" (1956), em que interpretou Van Gogh, "Duelo de titãs" (1959), "Spartacus" (1960) e "Sete dias de maio" (1964).

Os filhos mais velhos, Michael e Joel, nasceram de seu primeiro casamento, com Diana Douglas. Eles se divorciaram em 1951.

Três anos depois, ele se casou com a americana de origem belga Anne Buydens, que uma vez escreveu a respeito de Kirk: "Viver com meu marido é como sentar em um lindo jardim ao lado de um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento". O casal teve dois filhos, Eric e Peter.

Kirk deixa sua esposa Anne, três filhos e sete netos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros