Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Big Brasa - João Ribeiro da Silva Neto (Beiró) domingo, 26 de abril de 2020

LANÇAMENTO DO ÁLBUM MOMENTOS, COM MÚSICAS INÉDITAS DE JOÃO RIBEIRO (BEIRÓ)

 

 

Lançamento do Álbum Momentos,
com músicas inéditas de João Ribeiro (Beiró)

João Ribeiro da Silva Neto

 

Para o mês de abril é esperado o lançamento do Álbum intitulado Momentos, com músicas autorais selecionadas de João Ribeiro da Silva Neto (Beiró), guitarrista-solo e fundador do Conjunto Musical Big Brasa, que completará 53 anos de fundação em abril de 2020.

 

As músicas são inéditas e foram compostas há muitos anos, sendo que na oportunidade surgiu a ideia de registrá-las em um álbum para amigos, familiares e fãs do Big Brasa. As gravações foram realizadas primeiramente no Estúdio Big Brasa, contando com a participação técnica de Kássia Lopes. Depois masterizadas pelo excelente produtor musical Jeovar Maia, que esteve presente no Estúdio Big Brasa em quase todas as fases das gravações. As canções oportunamente já estão disponíveis nas principais mídias musicais como o Spotify, Deezer etc.

 

As gravações do álbum Momentos foram realizadas com todos os arranjos do próprio João Ribeiro, que utilizou guitarras e acessórios, teclados, para os inúmeros efeitos de metais, de flautas, oboés e violinos com a sonoridade dos teclados. Jeovar Maia contribuiu de forma significativa com o seu excelente contrabaixo e sugestões para acrescentar ou diminuir as inserções musicais do músico João Ribeiro, sempre no afã de melhor produzir os conteúdos.

  

Músicas com letras atuais e destaques

 

Uma das músicas se chama Trenzinho e foi executada apenas uma vez, em uma animada festa realizada no Clube Regatas da Barra do Ceará em 1970, quando para surpresa de todos do grupo, após terem feito o primeiro intervalo do baile, tocando a referida música, praticamente todos no salão saíram cantando o Trenzinho, alegremente. Se tivesse sido gravada na época seria um sucesso. Depois de quase quarenta anos voltam algumas músicas inéditas, com a inclusão do Trenzinho, sendo que em gravação moderna, com muitos arranjos e instrumentos diversos, todos executados por João Ribeiro e com participações de Jeovar Maia no contrabaixo em algumas canções. Em breve, portanto todas as novas gravações, juntamente com alguns clipes que serão produzidos para o Youtube e outras mídias, com imagens e filmes da vida musical do João Ribeiro desde criança até o período inesquecível da Jovem Guarda.   

 

Criança

 

Interessante mencionar que a música Criança foi composta em 1982, por João Ribeiro, em homenagem à sua filha Cristiane Lima e Silva, quando ela tinha apenas dois anos de idade. E hoje para mais uma felicidade, ela retribuiu com sua bonita voz e gravou a música para o álbum Momentos.

 

A preparação do disco para o Spotify, registros, ficará por conta do Proaudio Studio, do amigo e excelente produtor Marcílio Mendonça, que pertence à família Big Brasa. A apresentação do disco foi realizada pelo amigo Cesar Barreto, assim como sua brilhante participação no lançamento do primeiro livro sobre o Conjunto Big Brasa, agora retorna apresentando as músicas que realizaram mais um sonho musical do João Ribeiro, objetivando unicamente registrar as canções para seus amigos, fãs e familiares. Será motivo de destaque para todos os nossos amigos!

 

 

Curiosidade sobre as gravações

 

É oportuno dizer que no início do Conjunto Big Brasa, em 1969 o guitarrista João Ribeiro (Beiró) já desejava registrar suas musicas autorais, tendo gravado em fitas cassete, com os precários recursos técnicos existentes naquela época, algumas músicas em que ele próprio tocava todos os instrumentos (bateria, contrabaixo, guitarra, teclado e ainda acrescentava alguns efeitos sonoros). O sistema utilizado – imaginem – era com dois gravadores pequenos, com fitas de áudio cassete. Em cima de uma primeira gravação de bateria, a fita retornava e era reproduzida na entrada de som do amplificador, quando mais um instrumento era tocado, com gravação no segundo gravador. E assim sucessivamente. Ocorre é que a qualidade do som ia diminuindo a cada passagem. Mas, mesmo assim tudo foi feito e algumas músicas chegaram a ser gravadas neste sistema.

REFLEXOS

 

VIDA

 

 LEMBRANÇAS

 

 CRIANÇA

 TRENZINHO

 ENERGIA

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros