Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Xico com X, Bizerra com I terça, 20 de dezembro de 2022

LAVANDO O CARRO E A ALMA (CRÔNICA DE XICO BIZERRA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

Lavar o carro numa manhã de segunda-feira, sol pegando fogo, num lava-jato que descobri à beira-mar de Candeias é ‘muito mais melhor que bom’. Se tiver cerveja, melhor ainda. E tem: o barzinho ao lado, de uma garçonete de meia-idade e abusada, está aberto. Que é que tem se a mulher que atende não seja simpática? Interessa muito mais a temperatura da galega suada, nem importa a marca. Aliás, dentre meus mais diversos defeitos, o paladar ruim para identificar sabor de cerveja é um deles. Tanto faz uma ou outra: se for gelada é saborosa, independentemente do que estiver escrito no rótulo. Enquanto a gente espera a finalização da lavagem, vai ingerindo o precioso líquido, sabendo dos benefícios que ele causa ao nosso corpo. Além de afinar o cabelo, como atesta meu cunhado Mané, ela lava e enxágua o peritônio sem contar que não há melhor remédio para calo no dedo mindinho do pé esquerdo e para unha encravada no dedão do cotôco … Saí de lá com o carro limpinho, corpo são e alma purificada. As pernas meio bambas, é bem verdade, a alegria aprumadíssima. Ainda bem que o lava-carro é na esquina aqui de casa e o pessoal da Lei Seca fica na outra esquina, um pouco mais adiante…

* * *

Todos os Livros e a maioria dos Discos de autoria de XICO BIZERRA estão à disposição para compra através do email xicobizerra@forroboxote.com.br. Quem preferir, grande parte dos CDs está disponível nas plataformas digitais. Visite nosso site: www.forroboxote.com.br


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros