Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 29 de outubro de 2022

LIBERTADORES: COMO DORIVAL E FELIPÃO DOMARAM O TEMPO E O VESTIÁRIO PARA LEVAR FLAMENGO E ATHLETICO À FINAL

 

Dorival e Felipão
Dorival e Felipão

Mesmo em clubes com boa estrutura como Flamengo e Athletico-PR, foi necessário recorrer a profissionais com experiência para lidar com peculiaridades do futebol brasileiro. E entre Dorival Junior e Felipão, ambos opções em baixa, uma qualidade foi determinante para levar as duas equipes à final da Libertadores hoje, 17h, em Guayaquil: domar o tempo e o vestiário.

Diante de uma equipe jovem, o Athletico precisava de maior peso nas tomadas de decisão. Já o Flamengo, com um elenco renomado, de um comandante capaz de dividir responsabilidades e recuperar uma equipe milionária que não dava resultados. Além da questão tática, Dorival e Felipão reforçaram o perfil de gestores de pessoas. E precisaram usar estas habilidades para compensar a escassez de oportunidades para preparar as equipes a partir do meio da temporada.

— Dorival é um dos melhores treinadores do Brasil. Se o Dorival é arroz com feijão, tem batata frita, tem salada, tem pudim de sobremesa, tem entrada, tem bife... tem tudo — resumiu Gabigol, à Conmebol.

Aos 60 anos, o treinador nascido em Araraquara, São Paulo, foi também jogador e até comandado por Felipão, no Grêmio, em 1993. A carreira de Dorival fora das quatro linhas começou em 2022, mas o ápice foi vivido em 2010, com o Santos campeão da Copa do Brasil. Se erguer a Libertadores, será sua primeira conquista internacional. Caso o Athletico leva a taça pela primeira vez, Felipão se tornará o primeiro brasileiro tricampeão da América e o primeiro a vencer por três clubes diferentes (Athletico, Palmeiras e Grêmio) após 40 anos de carreira.

Depois de ficar marcado pelo 7 a 1 da Alemanha sobre a seleção brasileira, que apagou para o público brasileiro o grande feito com a seleção de Portugal e a ida ao Chelsea em 2008, Felipão fez trabalhos de recuperação no Brasil com o Grêmio, em 2014 e 2021, Cruzeiro em 2020, e ganhou títulos na China entre 2015 e 2017, pelo Guangzhou Evergrande. Aos 73 anos, já alinhou que deixará a função de treinador para assumir uma função diretiva no Athletico, com ou sem título.

— Martirizaram ele como grande culpado, mas é o último campeão, que conseguiu agregar uma seleção que o povo aplaudisse. Teve uma capacidade de ganhar tudo no futebol brasileiro. É um cara vencedor. Se confirmar a conquista nesse encerramento de carreira, seria um prêmio para o clube e para o Felipão — afirmou o diretor do Athletico, Alexandre Mattos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros