Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 03 de maio de 2023

LIBERTADORES: FLUMINENSE DÁ SHOW, CANO FAZ 3 E COMANDA MASSACRE SOBRE O RIVER PLATE - 5 Z 1

 

Fluminense dá show, Cano faz 3 e comanda massacre sobre o River Plate na Libertadores: 5 a 1

 

Germán Cano anotou três gols no Maracanã e fez a alegria da torcida tricolor.

Foto: Bruna Prado/ AP

 

Por Redação

02/05/2023 | 23h55Atualização: 03/05/2023 | 08h11

Equipe das Laranjeiras não toma conhecimento de adversário argentino e aplica goleada memorável no Maracanã

 

Comandado pelo faro de gol do argentino Germán Cano, o Fluminense conseguiu um importante resultado nesta terça-feira, no Maracanã, e deixou a sua classificação encaminhada na fase de grupos da Libertadores ao derrotar o River Plate por 5 a 1 diante de sua torcida. Com três gols e uma grande atuação, o camisa 14 do time carioca foi o destaque da partida. Arias (dois gols) completou o placar elástico.

A equipe do técnico Fernando Diniz se mantém com 100% de aproveitamento e lidera a chave de forma isolada com nove pontos. O River Plate encerra a terceira rodada do Grupo D com três pontos. É a pior derrota da equipe argentina na história da Libertadores.

A quarta rodada do Grupo D acontece somente no final deste mês. No dia 25, o Fluminense volta a campo e enfrenta o The Strongest no estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz. Já o River Plate realiza o seu quarto confronto da fase de grupos da competição diante do Sporting Cristal em Lima, no Peru.

Germán Cano anotou três gols no Maracanã e fez a alegria da torcida tricolor. Foto: Bruna Prado/ AP

Já no final de semana, a equipe do técnico Fernando Diniz vira a chave e volta a pensar no Campeonato Brasileiro. No sábado, a equipe busca a reabilitação no torneio enfrentando o Vasco, no clássico carioca da rodada, no Maracanã.

O primeiro tempo mostrou duas equipes preocupadas em estudar o adversário e o que se viu na primeira metade de jogo foi uma partida bastante catimbada. O juiz uruguaio Esteban Ostojich teve trabalho para controlar o ânimo dos atletas que a todo momento cercavam a arbitragem para levar algum tipo de vantagem.

 

A primeira chance acabou sendo da equipe argentina. Beltrán arriscou um chute da entrada da área e obrigou Fábio a espalmar a bola para o lado. No entanto, o River preferiu concentrar a maioria de seus jogadores no seu campo defesa e teve como estratégia se defender para explorar os contra-ataques.

Continua após a publicidade

O Fluminense encontrou dificuldade para tocar a bola e criar triangulações. Apesar da boa marcação argentina, a boa fase de Cano acabou fazendo a diferença. Ele recebeu a bola de Keno pela esquerda, se livrou de três marcadores ao entrar na área, e finalizou no ângulo de Armani para fazer Fluminense 1 a 0 aos 29 minutos.

O River Plate não demorou a dar a resposta, e num vacilo de Arias, que voltou para fazer a cobertura em sua defesa, De la Cruz conseguiu tocar a bola para Beltrán entrar na pequena área e deixar tudo igual, aos 38 minutos.

No segundo tempo, o Fluminense entrou mais focado em tocar a bola e logo voltou a comandar o placar. Ganso deu um belo passe para a entrada de Samuel Xavier pela direita da área argentina. O cruzamento saiu rasteiro e Cano só empurrou para fazer 2 a 1 aos 7 minutos.

Na tentativa de diminuir o domínio do time carioca, o River foi para cima e os espaços começaram a aparecer para os atacantes cariocas. Em dois lances na mesma jogada, Cano e Ganso perderam a chance de aumentar a vantagem sobre a equipe argentina. A fim de inibir as ações ofensivas dos donos da casa, o zagueiro González Pires errou a mão, fez uma falta dura no meio-campo e acabou expulso.

Com um homem a mais, o Fluminense quase chegou ao terceiro gol com o artilheiro da noite. Cano escapou em velocidade pelo lado direito, entrou na área do River e acertou a trave do goleiro Armani. De tanto insistir, o time de Fernando Diniz acabou recompensado. Alexsander fez um passe na medida para Arias entrar e bater no canto: 3 a 1 aos 30 minutos.

No final, Cano voltou a balançar a rede. Aos 40 minutos, Arias foi lançado pela ponta direita e fez um cruzamento na medida para o argentino escorar e estabelecer a goleada no Maracanã. Nos acréscimos, John Arias ainda arranjou tempo de fazer mais um e fechar a partida com um implacável 5 a 1.

FLUMINENSE 5 x 1 RIVER PLATE

Continua após a publicidade

  • FLUMINENSE - Fabio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Vitor Mendes) e Marcelo (John Kennedy); André, Alexsander e Ganso; Arias, Cano (Lelê) e Keno (Lima). Técnico: Fernando Diniz.
  • RIVER PLATE- Armani; Andrés Herrera, González Pires, Mammana (Solari) e Casco; Enzo Pérez (Palavecino), Aliendro e De la Cruz; Nacho Fernández (Roberto Rojas), Barco e Beltrán (Santiago Simón). Técnico: Martín Demichelis
  • GOLS - Cano, aos 29 e Beltrán, aos 38 miinutos do primeiro tempo. Cano, aos 7 minutos e Arias aos 30 e aos 46 minutos do segundo tempo.
  • CARTÕES AMARELOS - Felipe Melo e André (Fluminense); Enzo Pérez e Beltrán (River Plate).
  • CARTÃO VERMELHO- González Pires (River Plate).
  • ÁRBITRO - Esteban Ostojich (URU).
  • PÚBLICO - 57.605 pagantes.

LOCAL - Estádio Maracanã, no Rio (RJ)

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros