Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 24 de agosto de 2023

LIBERTADORES: FLUMINENSE INICIA CONFRNOTO CONTRA OLIMPIA NAS QUARTAS

 

Por Davi Ferreira — Rio de Janeiro

 

Cinco jogos separam o Fluminense do seu sonhado primeiro título internacional. Classificado às quartas de final da Libertadores pela quarta vez nos últimos 11 anos, o tricolor dá início hoje, às 21h30min, no Maracanã, aos 180 minutos do confronto contra o Olimpia. O adversário é conhecido e não traz boas lembranças: foi algoz nas quartas da edição de 2013, e na fase eliminatória do ano passado.

A outra vez em que o clube das Laranjeiras esteve nas quartas nos últimos dez anos foi em 2021, quando foi eliminado pelo Barcelona de Guayaquil-EQU. Diferentemente das duas oportunidades em que bateu na trave na hora de chegar à semifinal, o tricolor conta agora com a força de dois estrangeiros em que a torcida deposita suas esperanças: os atacantes Germán Cano e Jhon Arias.

As presenças fundamentais do argentino e do colombiano se traduzem em números. Cano é o artilheiro da temporada tricolor, com 30 gols em 43 jogos. Na Libertadores, marcou seis vezes e é um dos vice-artilheiros da competição, atrás de Paulinho (sete gols), do já eliminado Atlético-MG.

Por sua vez, Arias não costuma balançar as redes com a mesma frequência: tem seis gols em 42 jogos. Porém, sua importância na articulação da equipe de Fernando Diniz o faz ser o líder de assistências da temporada, com 13 ao todo. Nesta Libertadores, marcou duas vezes e serviu os companheiros em outras três.

Cano e Arias: gringos são as grandes esperanças do Fluminense para chegar às semifinais da Libertadores — Foto: Editoria de arte
Cano e Arias: gringos são as grandes esperanças do Fluminense para chegar às semifinais da Libertadores — Foto: Editoria de arte

Eles são o diferencial do elenco deste ano. Quando o Fluminense caiu para Olimpia e Barcelona, contava apenas com jogadores brasileiros na equipe titular.

Na eliminação para os equatorianos, dois anos atrás, o tricolor até contava com estrangeiros em seu elenco. O equatoriano Juan Cazares e o uruguaio Abel Hernández saíram do banco no jogo decisivo.

Desta vez, dois jogadores de fora do Brasil são as principais referências da equipe, e dão a esperança de um desfecho diferente. Arias chegou às Laranjeiras em agosto de 2021, em meio à disputa daquela Libertadores, enquanto Cano foi contratado no começo do ano passado. O tricolor está fazendo sua sexta participação na Libertadores nos últimos 13 anos, mas não marca presença na semifinal desde 2008 — ano em que foi vice-campeão, derrotado para a LDU-EQU.

Para a partida de hoje, o grande desfalque é Marcelo. Além de ter tido sua suspensão de três partidas mantida pela Conmebol — só retorna na competição se o Flu avançar às semifinais —, o lateral também teve uma lesão constatada na coxa esquerda, sofrida no último fim de semana. Seu substituto será Diogo Barbosa, assim como aconteceu no duelo de volta das oitavas contra o Argentinos Juniors. No meio campo, Lima segue como titular.

Do lado do Olimpia, Fernando Arce não deve fazer grandes mudanças em relação à equipe que eliminou o Flamengo na fase anterior. Invicto há quatro jogos, somando Libertadores e Campeonato Paraguaio, o clube de Assunção usou um time misto no último compromisso doméstico, e trata a competição sul-americana como prioridade.

A partida de volta acontece na próxima quinta, às 21h30, no estádio Defensores Del Chaco. Quem avançar, enfrenta Internacional ou Bolívar — o time brasileiro venceu por 1 a 0 em La Paz, e decide em casa.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros