Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sexta, 03 de março de 2023

LIBERTADORES: FORTALEZA ANIQUILA DEPORTIVO MALDONADO E AVANÇA PARA A PRÓXIMA FASE

 

Fortaleza aniquila Deportivo Maldonado e avança para a próxima fase da Libertadores

 

AMDEP2003. FORTALEZA (BRASIL), 02/03/2023.- Thiago Galhardo (d) de Fortaleza celebra un gol hoy, en un partido de la Copa Libertadores entre Fortaleza y Deportivo Maldonado en el estadio Castelao en Fortaleza (Brasil). EFE/ Jarbas Oliveira

Foto: Jarbas Oliveira/ EFE

Por Redação

02/03/2023 | 23h29

Thiago Galhardo, Lucero, duas vezes, e Guilherme marcam para a equipe tricolor, que enfrentará o Cerro Porteño

 

Fortaleza segue na Copa Libertadores. Em noite da Arena Castelão lotada, o time brasileiro fez o dever de casa nesta quinta-feira e superou o Deportivo Maldonado-URU pelo placar de 4 a 0, no jogo de volta da segunda fase prévia da Libertadores. O jogo de ida tinha empatado sem gols. Thiago Galhardo, Lucero, duas vezes, e Guilherme foram os autores dos gols da classificação.

O Fortaleza agora encara o Cerro Porteño-PAR, na terceira fase da competição. Devido ao Ranking da Conmebol, o jogo de ida será no Castelão e a volta no Paraguai. A data do duelo ainda será definida.

 

Diferente do jogo de ida no Uruguai, Vojvoda optou pela entrada do meia Calebe, a fim de abrir a defesa do Deportivo Maldonado. A estratégia nos minutos iniciais era clara: abrir espaço para finalizar. Thiago Galhardo obrigou o goleiro Reyes a fazer uma defesa. Já Romarinho carimbou a trave direita.

Jogadores do Fortaleza comemoram classificação, enquanto atletas uruguaios lamentam queda.

Jogadores do Fortaleza comemoram classificação, enquanto atletas uruguaios lamentam queda. Foto: Thiago Gadelha / AFP

Recuados, os uruguaios procuravam ser fatais nos contra-ataques. Mas foi o Fortaleza quem parou na trave novamente, desta vez com Bruno Pacheco. O Fortaleza era só pressão e dominava os 45 minutos iniciais, tanto que o Deportivo não chegou a ter uma finalização sequer.

Quando tudo parecia repetir um roteiro dramático, com bolas na trave, Thiago Galhardo tirou o grito de gol da garganta da torcida, aos 49 minutos. Hércules recebeu na direita e cruzou na área. A defesa uruguaia vacilou e Galhardo se esticou todo para tocar na bola e mandar para o fundo das redes.

O Fortaleza começou a segunda etapa no mesmo ritmo. Forçando o erro do Deportivo, o time brasileiro, armava o ataque e qualquer espaço aberto finalizava. Na melhor chance, Hércules pegou a sobra e parou no goleiro Reyes.

Continua após a publicidade

Diminuindo o ritmo, o Fortaleza deixava os uruguaios trocando passes, mas assim que roubava a bola, já armava o contra-ataque. Nessa estratégia, o time brasileiro chegou ao segundo gol. Tinga achou Dudu na direita, que cruzou para Lucero finalizar de primeira, aos 37 minutos.

O gol foi uma pá de cal no time do Deportivo Maldonado. Já sentindo o cansaço, Guilherme anotou o terceiro. Caio Alexandre recuperou a bola ainda no meio campo, avançou e tocou para Guilherme. O atacante dominou, tirou o marcador da jogada e finalizou rasteiro, no canto esquerdo.

Ainda deu tempo de Lucero anotar uma pintura no Castelão. Em contra-ataque, o atacante recebeu em velocidade, viu o goleiro saindo, e, de cavadinha, mandou por cima de Reyes, para carimbar de vez a vaga do Fortaleza na terceira fase prévia da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 4 X 0 DEPORTIVO MALDONADO-URU

FORTALEZA - Fernando Miguel; Tinga, Titi, Marcelo Benevenuto e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (José Welison), Calebe (Guilherme) e Pochettino (Lucas Sasha); Thiago Galhardo (Lucero) e Romarinho (Dudu). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

DEPORTIVO MALDONADO - Reyes; Cotugno, Cayetano, Ferreira e Alfaro (Tomás Fernández); Herrera (Diego Romero), Queróz, Piriz e Toledo; Tellechea (Rodrigo Muniz) e Spinelli (Enzo Borges). Técnico: Fabián Coito.

Continua após a publicidade

GOLS - Thiago Galhardo, aos 49 minutos do 1º tempo; Lucero, aos 37 e 46 e Guilherme, aos 40 minutos do 2º tempo.

ÁRBITRO - Jesus Valenzuela (VEN).

CARTÕES AMARELOS - Titi e Marcelo Benevenuto (Fortaleza); Tomás Fernández (Deportivo Maldonado).

PÚBLICO - 52.502 pagantes

RENDA - Não disponível

LOCAL - Arena Castelão, Fortaleza (CE).

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros