Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 15 de fevereiro de 2022

LIGA DOS CAMPEÕES: PSG PRECISA SUPERAR O REAL MADRID PARA SEGUIR O SONHO DE TÍTULO

Obcecado pela Liga dos Campeões, PSG precisa superar o Real Madrid  para seguir o sonho de título

Equipes se enfrentam pela ida das oitavas de final nesta terça-feira; Neymar deve começar no banco

Sergio Neto, O Estado de S.Paulo

15 de fevereiro de 2022 | 05h00

Liga dos Campeões é uma obsessão para o Paris Saint-Germain. Levantar a 'orelhuda' se tornou o principal objetivo para o clube desde a chegada do empresário Nasser Al-Khelaif, que injetou uma montanha de dinheiro para levar Neymar, Kylian Mbappé, Lionel Messi e outros astros à equipe. Porém, para conquistar o principal título europeu desta temporada é necessário superar um time bastante familiar com o topo: o Real Madrid, que tem 13 taças, o maior campeão da história do torneio. Os rivais se enfrentam nesta terça-feira, pelas oitavas de final da competição.

É bem verdade que a equipe merengue já viveu dias melhores, quando Cristiano Ronaldo comandou nada menos que quatro conquistas da Liga. Hoje, o Real Madrid lidera o Campeonato Espanhol, mas não vive os dias de glória como quando tinha o astro português em seu elenco. É dependente de jogadas individuais de talentos como Karim Benzema e Vinícius Júnior. Não é um time poderoso como já foi, mas ainda assim um adversário perigoso.

 
 
Neymnar com Nasser Al-Khelaif, dono do PSG, na véspera do jogo com o Real Madrid
Neymnar com Nasser Al-Khelaif, dono do PSG, na véspera do jogo com o Real Madrid Foto: Franck Fife / AFP
 

O Paris Saint-Germain, por outro lado, fica cada dia mais reconhecido no cenário mundial. Falta ainda a inédita taça da Liga dos Campeões para reafirmar sua grandeza. Na temporada 2019-2020, em sua primeira final, chegou bem perto, mas foi derrotado pelo forte Bayern de Munique. O PSG já mostrou que tem capacidade de chegar até o fim. Agora, tenta concretizar o tão sonhado título.

A obsessão por títulos em Paris é recente, tem pouco mais de dez anos. O clube mudou de patamar em 2011 com a chegada de Al-Khelaif, que comprou 100% dos direitos através de sua subsidiária de investimentos do Catar. "Eu acredito que no PSG, a cobrança se deve muito, essa obsessão, pelo investimento", declarou Souza, que depois de um período vitorioso no São Paulo (de 2004 a 2007), partiu rumo à França.

"Na minha época a cobrança não era tanta, até pelo material humano que a gente tinha. Eu acredito que nunca houve essa cobrança muito no PSG, essa obsessão que tem hoje pela Liga dos Campeões", ressaltou. Ele defendeu a camisa do time de Paris entre 2008 e 2009 e faz uma comparação com o Monaco, que em sua época dominava o cenário francês, mas que nunca sequer sonhou com uma Liga.

Souza destaca, com plena convicção, que a principal diferença no PSG de hoje com do seu tempo era o elenco à disposição. "O PSG sempre foi um time muito rico. Financeiramente um clube bem estruturado. Então a diferença do meu tempo para cá é o material humano."

Apesar da incessante busca do PSG pela tão sonhada taça, o caminho não será tão fácil quanto imagina. Com 13 taças no currículo e um elenco com jovens promissores, o Real Madrid promete fazer do confronto um verdadeiro duelo de gigantes. "Eu gosto muito e respeito muito a história. O Real Madrid é o maior. Tem de ser respeitado isso, apesar de o time hoje ser um time totalmente diferente do que era cinco anos atrás", analisou Souza.

"Apesar de não ser um time tão poderoso como era antes, ainda é o Real Madrid. Um time que tem uma história muito bonita com essa competição. Tenho certeza que o PSG vai ter que respeitar muito, apesar de ter um elenco muito mais poderoso, a gente sabe que o futebol, principalmente na Europa, ficou muito igual", analisou.

NOVELA MBAPPÉ

Campeão do mundo com a França em 2018, Kylian Mbappé é um dos jogadores mais promissores desta geração. Com apenas 23 anos, ele já sonha alto. E é quase certo que o futuro do astro francês está em Madrid, longe da sombra de Neymar e Messi. O destino quase certo fez com que Nasser Al-Khelaifi aceitasse a ideia de liberá-lo de graça. Dinheiro não é problema para o empresário catariano.

"O cara que deixa o Mbappé e prefere perdê-lo de graça do que vendê-lo pro Real Madrid... só pra você ter uma ideia que dinheiro pro cara (Nasser Al-Khelaifi) não é problema. Ele tem obsessão de ganhar a Champions, entrar para a história do clube", comentou.

O fato de jogar contra sua provável futura equipe não deve atrapalhar Mbappé dentro de campo. Souza vê que apenas a cultura brasileira adota a ideia de que um jogador não pode atuar pelo seu rival. Para o comentarista, a cabeça do atacante é outra. "Cabeça totalmente diferente. Acredito que não vai atrapalhar. Se ele for para o Real Madrid, acredito que com certeza ele vai fazer aquilo que ele fazia no PSG, Monaco... vai fazer ainda melhor."

SELEÇÃO BRASILEIRA

PSG e Real Madrid irão proporcionar um duelo interessante entre brasileiros. De um lado, Casemiro lidera a juventude formada por Éder Militão, Rodrygo e Vinícius Júnior. Do outro, os experientes Neymar e Marquinhos querem fazer de tudo para levar sua equipe de volta à final. O embate promete ser bem interessante, até mesmo levando em consideração conquistar uma vaga na seleção de Tite, que disputa a Copa do Mundo do Catar no fim deste ano.

"Minha análise é de felicidade, porque até então a gente estava muito escasso de craques", destacou Souza. "Eu vejo com bons olhos esses dois meninos (Rodrygo e Vinícius Júnior). O começo do Rodrygo foi melhor do que o do Vini, mas o Vini hoje é um cara que também dispensa comentários. Eu fico feliz de estar vendo esses jogadores, pelo lado da seleção brasileira, junto com Casemiro, o próprio (Éder) Militão e jogadores que estão em grandes clubes do futebol europeu."

Souza, no lugar de Tite, prefere apostar em jogadores que já conhece do que fazer novas experiências. Mas, ainda assim, o duelo da Liga dos Campeões pode mudar muito a cabeça do treinador. "Acho que agora não é o momento de arriscar ou de fazer improvisos. Acredito que a análise do Tite seria a mesma da minha. Eu manteria os jogadores que eu já conheço."

"Se você me perguntar se eu levaria algum outro jogador diferente, que tenho visto nos últimos anos, seria o (Raphael) Veiga. Faz tempo que a gente não tem um meia assim tão criativo e para mim o Veiga tem se destacado bastante. Se eu tivesse que escolher entre Veiga e Éverton Ribeiro, eu levaria o Veiga, porque o momento é melhor", finalizou o comentarista.

Paris Saint-Germain e Real Madrid se enfrentam pelas oitavas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, às 17 horas (horário de Brasília), no Parque dos Príncipes. O duelo de volta acontece no dia 9 de março, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros