Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 07 de julho de 2023

LUXO NOS TRILHOS: SAIBA COMO SÃO E QUANTO CUSTA VIAJAR NOS TRENS MAIS CAROS DO MUNDO

 

Por La Nacion

 

Ao todo, o trem russo pode acomodar até 75 passageiros a bordo, embora não costume ultrapassar 56
Ao todo, o trem russo pode acomodar até 75 passageiros a bordo, embora não costume ultrapassar 56 Divulgação

A porta de entrada para um universo mágico, como o construído pela autora JK Rowling em "Harry Potter", ou a cena de um crime idealizada por Agatha Christie. Os trens fazem parte do imaginário social e, desde sua criação, foram sinônimo de modernismo e revolução industrial. Hoje, figuram entre os meios de transporte mais utilizados.

Alguns deles, no entanto, conseguem unir o prazer de viajar aos luxos e confortos de um palácio. Veja quais são os trens mais caros e ostensivos do mundo, segundo a Sociedade Internacional de Viajantes Ferroviários, especializada neste tipo de viagem:

 

Maharajas' Express – Índia

 

Lançado em 2010, o Maharajas' Express foi construído sob medida, projetado para ser o trem mais luxuoso da Índia, e possivelmente do mundo inteiro, de acordo com os eleitores que o escolheram por cinco anos consecutivos. O principal objetivo da construção é “redefinir as viagens de negócios”, se inspirando em “um lugar de reinos e reis”.

Cada um de seus elegantes detalhes foi pensado para oferecer ao viajante um vislumbre da herança e da cultura do país. Com 14 vagões para hóspedes e capacidade total para 84 passageiros, o trem possui, ainda, dois vagões-restaurante que oferecem uma seleção de comida local e continental, e um bar privado.

 

Golden Eagle Trans-Siberian Express – Rússia

 

Ao todo, o trem russo pode acomodar até 75 passageiros a bordo, embora não costume ultrapassar 56 — Foto: Divulgação

Ao todo, o trem russo pode acomodar até 75 passageiros a bordo, embora não costume ultrapassar 56 — Foto: Divulgação

Considerado um dos melhores trens de luxo do mundo, o Golden Eagle foi inaugurado em 2007 para ser a melhor escolha para percorrer a rota transiberiana entre Moscou e Vladivostok, na Rússia. A jornada épica de 15 dias abrange dois continentes e sete fusos horários diferentes, com paradas e passeios especiais pela Rota da Seda e Mongólia.

Ao todo, o trem pode acomodar até 75 passageiros a bordo, embora não costume ultrapassar 56. Ele possui três tipos de acomodações com banheiros privativos, onde ficam as cinco suntuosas suítes imperiais com cama king, sala de estar separada e janelas para apreciar as paisagens. As diárias são a partir de US$ 2 mil (R$ 9,8 mil).

 

Belmond Royal Scotsman – Escócia

 

Dos dez vagões, dois são de restaurante, um de observação ao ar livre e um de spa — Foto: Divulgação

Dos dez vagões, dois são de restaurante, um de observação ao ar livre e um de spa — Foto: Divulgação

Menor e intimista, o Belmond Royal Scotsman faz um passeio pela Escócia. Dos dez vagões, dois são de restaurante, um de observação ao ar livre e um de spa. A construção não leva mais de 38 passageiros, e a maioria dos vagões possui decoração dos anos 1960. Além da paisagem montanhosa, a viagem oferece refeições gourmet e tem excursões a partir de US$ 2,2 mil por noite (R$ 10,8 mil).

 

Venice Simplon-Orient Express – Europa

 

O luxuoso comboio pode acomodar até 108 pessoas — Foto: Divulgação

O luxuoso comboio pode acomodar até 108 pessoas — Foto: Divulgação

O objetivo deste trem é transportar o passageiro “de volta no tempo”, segundo os responsáveis por este luxuoso comboio privado que pode acomodar até 108 pessoas. O trem oferece uma rota clássica de seis dias entre Londres, na Inglaterra, e Veneza, na Itália, passando por Paris, Zurique, Innsbruck e Verona.

“Durante a travessia da Europa, ele leva você de volta ao passado. Com decoração em madeira polida, tapeçarias suntuosas e luminárias antigas, o trem simboliza o glamour e a elegância da era de ouro das viagens”, diz a empresa. As viagens têm preço aproximado de US$ 1,9 mil por noite (cerca de R$ 9,3 mil).

 

Eastern & Oriental Express – Sudeste Asiático

 

Quem opta pelo Eastern & Oriental Express pode passar, por uma viagem única por Singapura, Malásia e Tailândia — Foto: Divulgação

Quem opta pelo Eastern & Oriental Express pode passar, por uma viagem única por Singapura, Malásia e Tailândia — Foto: Divulgação

 

Por quatro dias e três noites, este trem promete uma viagem única por SingapuraMalásia e Tailândia, “das selvas exuberantes aos templos mais antigos e às aldeias mais pitorescas”. Construído no Japão em 1972, ele foi atualizado inúmeras vezes para acomodar as conveniências modernas.

O trem oferece três tipos de acomodação (incluindo luxuosas cabines presidenciais), dois vagões-restaurante, bar, biblioteca e um vagão de observação ao ar livre para até 82 pessoas. A viagem custa aproximadamente US$ 2,7 mil (R$ 13,2 mil).

 

Rovos Rail Pride of Africa – África

 

Os carros antigos, reconstruídos para capturar a beleza da década de 1920, podem transportar no máximo 72 passageiros — Foto: Divulgação

Os carros antigos, reconstruídos para capturar a beleza da década de 1920, podem transportar no máximo 72 passageiros — Foto: Divulgação

A elegância e o luxo do velho mundo para explorar os cantos da África. Desde 1989, o serviço ferroviário “Pride of Africa” – administrado pela empresa familiar “Rovos Rail” – oferece diferentes serviços e uma viagem que liga Pretória, África do Sul, Zimbábue, Zâmbia e Tanzânia em aproximadamente nove dias.

Com um serviço discreto e simpático, a oferta desta mágica exploração africana inclui cozinha gourmet e uma seleção dos melhores vinhos sul-africanos, um magnífico safari e todas as comodidades de um serviço VIP. Os carros antigos, reconstruídos para capturar a beleza da década de 1920, podem transportar no máximo 72 passageiros.

Cada suíte ocupa meio vagão, com sua própria área de estar e banheiro privativo com banheira vitoriana, entre outros pequenos luxos, por US$ 2 mil (R$ 9,8 mil) por noite. O trem também possui vagões-restaurante, uma sala para fumantes e uma equipe disponível o tempo todo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros