Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 19 de março de 2024

METEOROLOGIA: OUTONO MUDARÁ CLIMA EM TODO O PAÍS; VEJA PREVISÃO

 

Outono mudará clima em todo o país; veja previsão

O outono é de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. A estação começa nesta quarta-feira (20/3) e termina em 21 de junho

 
O outono começa na quarta-feira (20/3), às 0h06, e termina no dia 21 de junho, às 17h51 -  (crédito: Ed Alves/CB)
O outono começa na quarta-feira (20/3), às 0h06, e termina no dia 21 de junho, às 17h51 - (crédito: Ed Alves/CB)
 
Correio Braziliense
postado em 19/03/2024 08:31 / atualizado em 19/03/2024 08:59

outono no Hemisfério Sul começa nesta quarta-feira (20/3), às 0h06, e termina no dia 21 de junho, às 17h51. A estação é de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas costumam ser mais escassas no interior do Brasil. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para as próximas duas semanas ainda é de chuvas, o que amenizará o calor sentido pelos brasileiros.

"Durante a estação, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso", explica o Inmet.

 

Previsão para a 1ª semana (18/03/2024 a 25/03/2024):

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros (mm), principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Não estão descartadas a ocorrência pontual de chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

Região Nordeste: as chuvas deverão continuar especialmente no norte da região, onde os totais podem ficar em torno de 100 mm. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados de chuva. No leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

Região Centro-Oeste: as chuvas deverão ter um pouco mais de regularidade em parte da região durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e em Goiás, os totais de chuva poderão ficar em torno de 70 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em torno de 40 mm.

Região Sul: terá temporais isolados especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 mm.

Região Norte: o período ainda será de muita chuva. São previstos acumulados maiores que 90 mm, mas principalmente, em áreas do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

Região Nordeste: a previsão é de chuva que, localmente, pode ser forte e superar os 90 mm no centro-norte e em todo litoral leste da Região. Nas demais áreas, as chuvas deverão ser mais irregulares e de menor intensidade.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas, mas que podem ser localmente fortes e superar os 80 mm. As chuvas deverão ser mais intensas nos estados de Mato Grosso e Goiás. Nas demais áreas, a previsão é de acumulados de chuvas menores, podendo ficar em torno de 30 mm.

Região Sul: a previsão é de chuva irregular, com totais que podem ficar em torno de 50 mm.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros