Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dalinha Catunda - Eu Acho É Pouco quarta, 31 de agosto de 2022

MULHER SABERES E OFÍCIO (CORDEL DA MADRE SUPERIORA DALINHA CATUNDA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

MULHER SABERES E OFÍCIO

Dalinha Catunda

Capa desta colunista

A mulher no seu trajeto
Marcou bem sua conduta
Abraçando profissões
Nunca fugiu da labuta
Porém muito consciente
Ela sempre é presente
Na base de cada luta.

Onde o progresso era lerdo
Laborava sua mão
Exercendo cada ofício
Usando a intuição
Mesmo sem ter faculdade
Serviu a sociedade
Sendo informal em ação.

Todo seu conhecimento
É dote matriarcal
Aprendeu fazer canteiro
Com erva medicinal
E lá nos tempos de então
Servia a população
Com plantas do seu quintal

Onde não havia médico
Raizeira sempre tinha
Mostrando conhecimento
E os saberes que detinha
Pra quem não tinha dinheiro
O remédio era caseiro
E não faltava mezinha.

Folhas para chás e emplastro
Era comum ter na feira
Como hortelã e mastruz
Arruda, malva e cidreira
Também raízes sortidas
Que eram sempre vendidas
Através da raizeira.

Nos lugares mais remotos
Nas mais distantes ribeiras
Pessoas eram curadas
Pelas mãos das benzedeiras
Que faziam a benzedura
Seguindo a velha cultura
Das mulheres curandeiras

 

Na fala da rezadeira
Ramo molhado na mão
As palavras milagrosas
Em formato de oração
Chegavam para curar
Quem viesse procurar
Pro seu mal a solução.

Mulheres predestinadas
Recebem a incumbência
A de aparar as crianças
Pra isso tinham ciência
São essas aparadeiras
As importantes parteiras
Mulheres de experiência.

Eram mulheres humildes
Morando sempre distante
Por serem solicitadas
A qualquer hora e instante
Sendo de noite ou de dia
A pé ou de montaria
Elas seguiam adiante.

O artesanato faz parte
Da ocupação feminina
Tricô, crochê e bordados,
Do filé a renda fina
Do barro a palha e cipó
A mulher trança e dá nó
No decorrer da rotina.

A destreza da mulher
No trabalho artesanal
É legado do passado
Vindo do berço ancestral
É motivo de alegria
É sessão de terapia
O bendito o ritual.

Esse saber cultural
Tem arte tem tradição
É relíquia que artesã
Concretiza em sua mão
O fruto dessa magia
Traz o pão de cada dia
É base é sustentação.

O ofício de fazer renda
É mais que uma ocupação.
No movimento dos bilros
A mágica em cada mão
Vejo a rendeira tecendo
E a trama desenvolvendo
No compasso da emoção.

A arte de ser rendeira
Um trabalho secular
Que passa de mãe pra filha
E sempre a salvaguardar
Os fios da tradição
Dessa nobre profissão
Que a mulher soube abraçar.

A Lavadeira de roupa
Dos tempos de antigamente
Lavava a roupa no rio
Sem reclamar do batente
Cantava com as amigas
No rito velhas cantigas
Alegrando o ambiente

Levava sabão em barra
Para a roupa ensaboar
Aproveitava o sol quente
E botava pra quarar
Na pedra a roupa batia
Muitas vezes repetia
Para depois enxaguar.

Na arte de passar roupa
A mulher se destacava
Pois era com ferro a brasa
Que a roupa sempre passava
Engomar terno de linho
Para ficar bem durinho
Só quem muito praticava.

Nos mais distantes rincões
A mulher se superava
Com a lata na cabeça
Muita água carregava
Com um menino escanchado
Um outro sendo arrastado
A lata ela equilibrava.

Com balaio na cabeça.
De porta em porta ou na feira
É sempre essa a rotina
Da cabocla verdureira.
Que monta barraca e anda
E sua vida comanda
Na labuta costumeira.

Tem sempre a mão da mulher
Nos lastros da agricultura
Sobrevive com coragem
Encarando essa cultura
Na pesada profissão
Fazendo calo na mão
Na enxada e se aventura.

A mulher que planta e colhe
É raiz é fruto é flor
É semente que se espalha
Segue a lida com amor
Da terra tira o alimento
E faz esse movimento
Com fé em Nosso Senhor.

Louvo a mulher cordelista
Que tem seu lugar de fala
Que promove outras mulheres
Com seus versos não se cala
Retira do pensamento
Todo seu conhecimento
E ao mundo inteiro propala.

Louvo avó, a mãe e a filha
Louvo o elo de união
Que traz no matriarcado
A força da tradição
Louvo a mulher aguerrida
Que na bandeira da vida
Pôs o mastro em sua mão.


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