Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 15 de fevereiro de 2023

MUNDIAL DE CLUBES: FIFA DEFINE NÚMERO DE VAGAS POR CONTINENTE, COM 32 PARTICIPANTES

 

Fifa define número de vagas por continente para Mundial de clubes com 32 participantes

El francés Karim Benzema, dle Real Madrid, levanta la copa del Mundial de Clubes, tras la victoria sobre el Al Hilal de ARabia Saudí, el sábado 11 de febrero de 2023 en Rabat (AP foto/Manu Fernández). Foto: Manu Fernández/AP

Foto: Manu Fernández/AP

Publicidade

14/02/2023 | 16h51Atualização: 15/02/2023 | 08h16

Uefa será a federação com o maior número de representantes, com 12, enquanto Conmebol terá seis; torneio será disputado entre junho e julho de 2025

Em decisão aprovada de forma unânime nesta terça-feira, o Conselho Técnico da Fifa definiu a alocação de vagas para a disputa do novo Mundial de Clubes, que terá uma nova versão e contará com 32 equipes. Com este novo formato definido, a competição será disputada entre os meses de junho e julho de 2025.

De acordo com a entidade que comanda o futebol, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos para se chegar ao modelo desejado pelos organizadores.

Real Madrid comemorou o título do Mundial de Clubes na edição deste ano.  Foto: Mohamed Messara/ EFE

Pela divisão, a Uefa será a confederação com direito ao maior número de integrantes: 12. A Conmebol, que representa a América do Sul, terá seis inscrições. A Concacaf (América Central) a AFC (Confederação Asiática de Futebol) e a CAF (Confederação Africana de Futebol) vão ter direito a quatro vagas. Completando o total de 32 times, a Oceania e o país-sede terão um candidato no torneio.

Esta nova versão do Mundial de clubes não terá sede definida e vai ter a mesma periodicidade de uma Copa do Mundo de seleções. Ou seja, será disputada de quatro em quatro anos.

Já sobre o Mundial de clubes correspondente à temporada 2023, a fórmula de competição não terá nenhum tipo de alteração em relação à tabela que tem sido cumprida nos últimos anos. O torneio segue o estilo atual e contará com a presença de sete clubes. O local também já está definido. A Arábia Saudita vai ser o palco da disputa e o campeonato vai ser realizado entre os dias 12 e 22 de dezembro. Esse mesmo modelo será repetido ao final de 2024.

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros