Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 12 de fevereiro de 2023

MUNDIAL DE CLUBES: FLAMENGO VENCE AL-AHLY E CONQUISTA O 3º LUGAR

 

Flamengo sofre mais uma vez no Marrocos, mas vence Al-Ahly e termina o Mundial de Clubes em 3º lugar

Flamengo's Pedro celebrates after scoring the third goal against Egypt's Al Ahly, during the FIFA Club World Cup third place soccer match in Tangier, Morocco, Saturday, Feb. 11, 2023. (AP Photo)

Foto: Redação

Publicidade

Por Estadão Conteúdo

11/02/2023 | 14h51Atualização: 11/02/2023 | 18h37

Com dois gols de Pedro e dois de Gabigol, time brasileiro marca três vezes no fim do segundo tempo e encerra sua trajetória na competição atrás do espanhol Real Madrid e do saudita Al-Hilal

Flamengo sofreu mais uma vez no Marrocos, mas se aproveitou de ter um jogador a mais em boa parte do segundo tempo para vencer o Al-Ahly por 4 a 2, neste sábado, no Ibn Batouta Stadium, e confirmar o terceiro lugar no Mundial de Clubes. O resultado acaba aliviando a pressão em cima do técnico Vítor Pereira, que vinha de duas derrotas em “decisões”, para Palmeiras Al-Hilal (semifinal da competição).

Passado o Mundial, o foco do Flamengo passa a ser a Recopa Sul-Americana. O primeiro confronto com o Independiente del Valle, campeão da Sul-Americana, será no dia 21 de fevereiro (terça-feira), às 21h30, no Equador. O torneio é o terceiro do Flamengo neste começo de temporada. O time já se deu mal na Supercopa do Brasil (diante do Palmeiras, em jogo único) e no Mundial da Fifa.

 

De pênalti, Gabigol abriu o placar da disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes.  Foto: Alexandre Neto/Reuters

Diferentemente do que vinha sendo especulado durante a semana, o técnico Vítor Pereira não poupou seus principais jogadores e resolveu escalar o Flamengo com força máxima na briga pelo bronze. No entanto, teve três desfalques: Gerson, expulso na estreia, além dos lesionados Filipe Luís e Léo Pereira.

Com isso, Fabrício Bruno, que vem sendo elogiado pelo treinador, ganhou uma chance entre os titulares, assim como o questionado Vidal, que polemizou ao mostrar insatisfação com o banco de reservas dias antes da viagem para o Marrocos e parece ter ganho a posição na sorte e no grito. Apesar de suas reclamações em público, Vidal entrou contra o Palmeiras e não foi bem, com muitos erros de passes.

Tentando absorver o impacto da derrota para o Al-Hilal, o Flamengo entrou ligado e viu logo de cara Arrascaeta tabelar com Gabigol e achar Varela dentro da área. O lateral foi derrubado por Abdelfattah, pênalti, marcado com a ajuda do VAR. O camisa 10 foi para a cobrança e abriu o placar aos dez minutos: 1 a 0.

O Flamengo teve grande chance de ampliar com Pedro, que recebeu de Arrascaeta e parou na defesa do goleiro El Shenawy. Gabigol pegou a sobra, dividiu com o goleiro e mandou para fora. O time rubro-negro parecia dono da partida, mas foi perdendo gás e dando espaço para o adversário, que aproveitou as brechas. Antes da disputa, o Flamengo se colocava como a segunda força do Mundial. Havia dirigentes do clube que se colocavam antes até do Real Madrid.

Continua após a publicidade

Aos 37 minutos, Maaloul cobrou escanteio na cabeça de Abdelkader, que testou firme e contou com um desvio de Fabrício Bruno para deixar tudo igual. O time egípcio cresceu, apertou o Flamengo, que se fechou e acabou levando a igualdade para o intervalo.

O que fez o Flamengo no segundo tempo

O segundo tempo foi ainda mais movimentado. Logo aos dez minutos, o árbitro assinalou pênalti de Thiago Maia em Sherif. Maaloul bateu e ficou na defesa de Santos. No entanto, o time egípcio não se abateu e ampliou aos 14 minutos. Abdelkader fez fila na defesa adversária e chutou cruzado, sem chances para o goleiro rubro-negro. A zaga do Flamengo vem sendo muito criticada desde o começo da temporada.

O Al-Ahly teve o jogo nas mãos, mas colocou tudo a perder aos 23 minutos, quando Abdelfattah acertou Ayrton Lucas e acabou expulso. Apesar de ter um jogador a menos, o time egípcio perdeu grande chance de liquidar a fatura. Sherif saiu de frente para Santos, mas mandou nas mãos do goleiro. Poderia ter feito 3 a 1.

Aos 31 minutos, El Shenawy se atrapalhou todo e viu a bola sobrar para Pedro empatar. O Flamengo virou aos 39, em novo pênalti cobrado por Gabigol. E não parou por aí. Aos 45, Dieng entregou de bandeja para Pedro fazer o quarto. A partida ficou ríspida a partir daí. Arrascaeta chegou a fazer o quinto gol, mas o lance foi anulado. O uruguaio discutiu com jogadores rivais. Houve pequenas confusões, mas o árbitro conteve os ânimos e acabou confirmando o triunfo rubro-negro.

FICHA TÉCNICA

AL AHLY 2 X 4 FLAMENGO

Continua após a publicidade

AL AHLY - El Shenawy; Abdelfattah, Yasser Ibrahim, Abdelmonem e Maaloul (Dieng); Fathi (El Shahat), Ateya, Abdelkader e Taher Mohamed; Percy Tau e Sherif (Hany). Técnico: Marcel Koller.

FLAMENGO - Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz (Pablo) e Ayrton Lucas; Vidal, Thiago Maia, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha) e Arrascaeta (Erick Pulgar); Gabigol e Pedro (Matheus França). Técnico: Vítor Pereira.

GOLS - Gabigol, aos dez, e Abdelkader, aos 37 minutos do primeiro tempo. Adbelkader, aos 15, Pedro, aos 32, Gabigol, aos 39 minutos, e Pedro, aos 45 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Mustapha Ghorbal.

CARTÕES AMARELOS - Abdelmonem, El Shahat, Hany, Fathi e Ateya (Al Ahly); Arrascaeta e Gabigol (Flamengo).

CARTÃO VERMELHO - Abdelfattah (Al Ahly).

LOCAL - Ibn Batouta Stadium, em Tânger, no Marrocos.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros