Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sábado, 24 de setembro de 2022

MUNDIAL DE VÔLEI FEMININO: BRASIL APOSTA NA CAPITÃ GABI PARA CONQUISTAR O INÉDITO TITULO

 

Brasil aposta na capitã Gabi para conquistar o inédito título no Mundial Feminino de Vôlei

 

Divulgação / CBV

Foto: Divulgação / CBV

Seleção de José Roberto Guimarães faz estreia neste sábado, diante da República Checa, em Arnhem, na Holanda

 

Bicampeão olímpico (Pequim-2008 e Londres-2012), o Brasil entra em quadra na Holanda com o desafio de conquistar um inédito título. A seleção brasileira feminina começa sua caminhada no Mundial diante da República Checa, em Arnhem, neste sábado, às 15h30 (de Brasília).

A seleção soma três vice-campeonatos na competição que só fica atrás dos Jogos Olímpicos em importância. Sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, o Brasil foi superado pela Rússia nas finais em 2006 e 2010. A outra medalha de prata foi conquistada em 1994, perdendo para Cuba na decisão no Ibirapuera.

“Temos um grupo difícil e precisamos pensar em um jogo de cada vez. Na estreia, vamos jogar contra uma equipe europeia que enfrentamos muito pouco. É um jogo difícil por ser uma estreia. Todas as seleções querem ganhar do Brasil. A República Checa é uma equipe com bom poderio de ataque. É importante sacarmos bem, o que facilita o nosso bloqueio e defesa”, analisou Gabi.

José Roberto Guimarães quer levar o Brasil ao primeiro título mundial
José Roberto Guimarães quer levar o Brasil ao primeiro título mundial 

A capitã da seleção é um dos triunfos da equipe brasileira. A ponteira foi eleita MVP (melhor jogadora) da última edição da Champions League da Europa pelo Vakifbank, da Turquia, e chega em ótimo momento para liberar o Brasil na busca pelo inédito título mundial. “Quero ser campeã mundial, mas também sei o quanto isso é difícil. A oportunidade de jogar mais uma edição, dessa vez como capitã, é incrível”, afirmou Gabi, que estreia nesta função.

“Essa temporada com a seleção tem sido incrível. Uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. É uma responsabilidade grande, mas, ao mesmo tempo, é fácil ser capitã de uma geração que quer muito estar aqui e gosta de trabalhar. As jogadoras se ajudam o tempo todo. Minha função também é essa: ajudar as jogadoras a ter a melhor performance”, disse Gabi.

 

Para o técnico José Roberto Guimarães, o Brasil está pronto para iniciar o principal desafio da temporada. “A República Checa é um time difícil de ser batido, com atacantes de força. Estudamos bastante o jogo delas, mas é uma equipe que enfrentamos pouco nos últimos anos. Uma partida de estreia tem um nervosismo natural, mas fizemos uma boa preparação e chegamos confiantes. Queremos passar bem nessa primeira fase para depois pensar nos cruzamentos.”

O Brasil disputa o Mundial com as levantadoras Macris e Roberta, as opostas Kisy e Lorenne, as ponteiras Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara, as centrais Carol, Carol Gattaz, Julia Kudiess e Lorena, as líberos Nyeme e Natinha.

 

ONDE ASSISTIR

O SporTV transmite o torneio. Para este primeiro jogo, a narração será de Luiz Carlos Jr., e os comentários de Fabi Alvim e da jogadora Paula Pequeno. A bicampeã olímpica é o reforço do canal para o Mundial ao lado de Walewska, ouro em Pequim-2008. As duas chegam para emprestar suas experiências vividas nas quadras ao lado também de Carlão, Nalbert e Marco Freitas.

 

CALENDÁRIO (PRIMEIRA FASE)

Grupo D - Arnhem (Holanda)

24/9 (sábado) - Brasil x República checa, às 15h30 (horário de Brasília) - SporTV 2

 

26/9 (segunda-feira) - Brasil x Argentina, às 13h30 (horário de Brasília) - SporTV 2

28/9 (quarta-feira) - Brasil x Colômbia, às 10h (horário de Brasília) - SporTV 2

30/9 (sexta-feira) - Brasil x Japão, às 14h15 (horário de Brasília) - SporTV 2

1/10 (sábado) - Brasil x China, às 9h (horário de Brasília) - SporTV 2


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros