Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 02 de fevereiro de 2024

MÚSICA: PÉRICLES É UM DOS PRINCIPAIS NOMES DO SESC SAMBA NESTA SEXTA , 2 DE FEVEREIRO

 

Péricles é um dos principais nomes do Sesc Samba nesta sexta (2/2)

O cantor Péricles é a atração da segunda edição do Sesc+Samba em show na Praça do Cruzeiro

 
Péricles, ícone do pagode -  (crédito: Rodolfo Magalhães/Divulgação)
Péricles, ícone do pagode - (crédito: Rodolfo Magalhães/Divulgação)
Foto de perfil do autor(a) Davi Cruz
Davi Cruz* 
postado em 02/02/2024 06:10

A espera finalmente acabou. Péricles, apelidado pelos fãs como o Rei da Voz, chega à cidade para agitar o pré-carnaval do brasiliense. Ele é considerado um dos principais nomes da música brasileira da atualidade e se apresenta na segunda edição do Sesc Samba. Além de Péricles, o grupo Clareou e Benzadeus sobem ao palco e assumem os microfones. O evento será nesta sexta-feira (2/2), na Praça do Cruzeiro, às 17h. A entrada é gratuita.

 
Apesar de grande parte da cena musical do país ser centralizada na região sudeste, o quadradinho tem galgado o próprio espaço. A então capital do rock tem vivido dias mágicos com o pagode e samba, com a revelação de grandes artistas do segmento, como o grupo Menos é Mais, Di Propósito e Benzadeus. Ao Divirta-se Mais, Péricles destaca a importância da expansão do gênero por todo Brasil. "O pagode é um ritmo genuinamente brasileiro. Vemos estados como a Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, e outros, que reforçam ainda mais como o ritmo é forte em todo país", afirma.

O Rei da Voz se consagrou no cenário musical ao cantar canções que tratam temas como romance, dia a dia do casal e sentimentos afetivos. Péricles conta que o amor é universal e que ele jamais mudará. "Cantar e falar de amor é sempre muito importante. Por isso, acredito que a forma de amar não mudou. O que muda, às vezes, de acordo com cada geração e modismos da época, é como a mensagem é transmitida e não o sentimento", enfatiza.

O cantor revela que a relação dele com a cidade é a melhor possível e enaltece os fãs brasilienses. "Brasília sempre me recebe com muito amor, consome muito as minhas músicas, tanto que sempre tenho shows várias vezes ao ano na cidade. É um público alegre, caloroso e é sempre uma grande honra e alegria retribuir todo este carinho", comenta. Péricles anuncia um repertório que passeia pelos mais de 30 anos de carreira. "Será uma noite inesquecível! Vamos nos divertir muito. Espero vocês!", completa.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros