Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 04 de setembro de 2023

NATUREZA: O REALCE ROXO DOS JACARANDÁS DE BRASÍLIA, NESTA ÉPOCA DO ANO

 

O realce roxo dos jacarandás de Brasília, nesta época do ano

Famosos por dividir a atenção com os ipês amarelos neste período, os jacarandás esbanjam coloração viva por todos os cantos do Distrito Federal

 
 
 
 
 01/09/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Majestoso Jacarandá.  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
01/09/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Majestoso Jacarandá. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
 
 
 
José Augusto Limão*
postado em 04/09/2023 06:00

Os famosos jacarandás estão presenteando os trajetos de muitos brasilienses com seu charme de tons rosa e roxo. Na época da floração a árvore apresenta uma profusão de flores em cachos de rosa a roxo que a cobrem por completo. E seus troncos de cor castanho escuro e tortuosos criam uma silhueta peculiar. Seja no trânsito, indo para o trabalho, escola ou fazendo caminhadas diárias. muitas pessoas reservam um pedaço do seu dia para apreciar os jacarandás.

Passando todos os dias em frente aos jacarandás, Simone Santos, 53 anos, contou que não sabia que a árvore roxa que embeleza o gramado ao lado da ciclovia tinha esse nome. "Eu trabalho aqui nas proximidades e faço esse trajeto da ciclovia diariamente a pé. Quando eles estão bem floridos costumo fazer umas fotos". A administradora declara que já realizou fotos de todas as formas, desde encostada na árvore a deitado no tapete roxo. "Esse chão fica roxinho, é muito bonito de se ver. Eu gosto bastante de tirar fotos com a natureza seja um ipê ou um jacarandá", salienta.

Diversidade

 

 01/09/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Majestoso Jacarandá. Sig e Sudoeste.
01/09/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Majestoso Jacarandá. Sig e Sudoeste.(foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

 

Popularmente conhecido como jacarandá, a árvore tem diversas espécies e gêneros, como explica o engenheiro florestal Marcelo Pereira. O especialista afirma que algumas espécies não são nativas do cerrado. "Existem muitas árvores que dizem ser do cerrado, mas são de outras regiões. O cerrado é um bioma muito extenso", afirma. O engenheiro ressalta que uma das espécies nativas da região é a sucupira branca, que tem início da florada, agora, no começo de setembro. "O nome popular jacarandá pode se referir a diversos gêneros e espécies. A sucupira branca pessoalmente é uma das plantas que mais me chama a atenção", frisa.

Marcelo explica que esse tipo de sucupira branca floresce no período chuvoso da capital federal, e que a floração normalmente dura todo o mês de setembro. "Tem a gradação da coloração das flores. Temos desde tons rosa até tons roxo", conta. Pereira enfatiza que muitas pessoas usam a semente da árvore de sucupira branca como anti-inflamatório.

Paixão

Trabalhando nas proximidades dos jacarandás, Cesar Augusto Carvalho, 26, é apaixonado por ipês e diz que sempre que observa alguma árvore colorida faz uma pausa em seu trajeto para fotografar. "Nunca havia prestado atenção que essa árvore se chamava jacarandá, mas aqui, quando está tudo florido, é muito lindo de se ver", frisa. Segundo o técnico em informática, pode até acontecer de na correria no dia a dia as pessoas não observarem quando há o início da floração dos jacarandás, mas quando as árvores estão todas roxas, não há como não prestar atenção. "Elas formam um corredor belíssimo", destaca.

O cerrado abriga mais de 20 espécies de jacarandás nativos, e desses, apenas oito ocorrem aqui no Distrito Federal. O mestre em botânica, Clapton Moura, expõe que esses tipos de árvores são normalmente arbóreas e arbustivas, com flores semelhantes às flores dos ipês. "Elas têm todas as suas pétalas unidas formando um tubo e os frutos são umas cápsulas , bem características e > os frutos são umas cápsulas, bem características", declara.

 

  • Simone Santos, adora jacarandáJosé Augusto Limão
     
     
     
     
  • Simone Santos, adora jacarandáJosé Augusto Limão 

 

Floração

Clapton conta  que essas árvores podem chegar a até 30 metros de altura. Ele explica que não é possível dizer qual o momento certo da floração de todas as espécies, mas que o comum é no intervalo entre agosto e novembro. "Elas vão florir sempre nesta época em que está acabando a seca e começam a chegar as chuvas", salielapton conta que essas árvores podem chegar a até 30 metros de altura. Ele explica que não é possível dizer qual o momento certo da floração de todas as espécies, mas que o comum é no intervalo entre agosto e novembro. "Elas vão florir sempre nesta época em que está acabando a seca e começam chegar as chuvas", salienta.

*Estagiário sob a supervisão de Hylda Cavalcanti


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros