Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Do Jumento ao Parlamento quinta, 12 de janeiro de 2017

O CAPITÃO ASA

O CAPITÃO ASA

Raimundo Floriano

 

               Olhando hoje para esse grande parqueamento recém-inaugurado na Câmara dos Deputados, com capacidade para mais de mil e tantos carros, o meu Santanão ali a me esperar, revejo aquele menino que fui, no Sul do Maranhão, tendo como único meio de transporte terrestre um jumento, também possuidor de seu estacionamento, que vinha a ser o tronco de uma mangueira, na esquina de nossa casa, ao qual ficava amarrado o citado semovente.

 

         Parece que foi sonho! Parece que foi ontem! Transcorridos 38 anos de labor, aposentadoria já conquistada, um contrato para o Secretariado Parlamentar, considero mesmo venturosa obra de encantamento essa trajetória, começando na sadia labuta com as coisas do mato e do sertão maranhense e culminando com o trabalho no Congresso Nacional, onde Deus me premiou, proporcionando-me o convívio diário com o melhor corpo funcional do serviço público brasileiro.

 

         Com esse início, uma coisa puxa outra. Pensando no jumento de outrora, nos colegas de há pouco e no estacionamento de agora, me vem à mente a pessoa de Manoel Augusto Campelo Neto, Técnico Legislativo, advogado e maranhense, que, vez por outra, me dizia:

 

         – Mulher encrenqueira e jumento, Raimundo, só quem procura, é o dono!

 

         Campelo voava baixo em seu Fusquinha, e essa vocação para aviador do asfalto lhe valera a alcunha de “Capitão Asa” e problemas com o DETRAN, que o obrigou a se submeter a uma bateria de exames psicotécnicos, os quais, não se sabe o motivo, se prolongaram por quase todo o ano de 1973.

 

         Naquele tempo antigo, era rigidíssimo o controle do ponto na Câmara, assinado seis vezes por dia, com apenas cinco minutos de tolerância, no início ou no término de cada turno. Para comparecer diariamente ao DETRAN, sempre na parte da tarde, Campelo tinha que, primeiramente, vir ao Departamento de Administração para assinar a folha de frequência até às 13h30, quando se iniciava o expediente vespertino, ficando, então, livre para sair, liberdade essa que durava até às 18h30, quando novo jamegão era exigido.

 

         Aí é que morava o enguiço. A Câmara só possuía um estacionamento: aquele adjacente ao Anexo I. Para conseguir vaga ali, era necessário chegar bem cedo. Quem saísse durante o expediente, estava fatalmente condenado a circular, no regresso, pela Praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios, até encontrar um bendito espaço onde largar o carro.

 

         Mas para Campelo isso não era embaraço. Ao retornar do DETRAN, estacionava no pátio do Anexo I do Senado, numa vaga sempre desocupada e reservada para uma ambulância que, segundo voz corrente, por lá nunca aparecia.

 

         O guarda de serviço na área, funcionário daquela Casa, sempre o mesmo, zeloso no cumprimento de suas atribuições, rotineiramente emitia uma notificação de multa, pregando-a – era adesiva – no para-brisa do Fusca. Tal multa, soube-se mais tarde, morria por ali mesmo, era só para assustar. Aquilo foi irritando o Campelo, levando-o ao extremo de sua resistência e fazendo-o, um dia, dirigir-se furioso ao guarda, disposto ao que desse e viesse:

 

         – Se você colocar de novo uma porcaria dessas no meu carro, eu vou lhe mandar para o inferno!

 

         Ato contínuo, o guarda registrou a afronta no Livro de Ocorrências da Segurança, e a matéria tramitou, rapidamente, passando pela Diretoria-Geral, Primeira Secretaria e Presidência do Senado, Presidência, Primeira Secretaria e Diretoria-Geral da Câmara, e chegando às mãos do doutor Alteredo de Jesus Barros, titular do Departamento de Administração, a quem nosso herói se subordinava, que lhe deu um prazo de 24 horas para apresentar, por escrito, sua defesa.

 

         E foi nesse sufoco que Campelo me procurou, buscando uma luz que o orientasse:

 

         –Raimundo, rapaz, desta vez eu me enrolei. Já fui advogado militante, defendi acusados de homicídios, tirei muita gente da cadeia, solucionei questões fundiárias, promovi desquites e reconciliações, mas, sinceramente, não sei o que escrever a meu favor neste caso.

 

         Eu, que já estava ciente do ocorrido, pedi para ver o processo, li-o com a devida atenção, e, finalmente, aconselhei:

 

         – Campelo, aqui está declarado que você prometeu mandar o guarda para o inferno. Mas não está dito que mandou. Logo, não foi cumprida a ameaça. Nem será, porque você asseverará que, doravante, jamais estacionará seu veículo nas circunvizinhanças daquela Egrégia Câmara Alta.

 

         O que foi feito. 

         E, assim, o Capitão Asa se safou.

 

         Capitão Asa e seu Fusquinha voador

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros