Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José de Oliveira Ramos - Enxugando Gelo sexta, 24 de fevereiro de 2017

O MILAGROSO LEITE DE JANAÚBA

 

Uma pequena amostra do leite de Janaúba

 O leite da janaúba tem operado verdadeiros milagres. Em algumas cidades do interior maranhense, é consumido como possuidor de poderes para a cura definitiva de alguns tipos de câncer, embora, há muito, seu uso esteja ligado à cura dos problemas intestinais, como gastrites e úlceras.

Em algumas feiras-livres de bairros de São Luís, vendedores de confiança têm até extensa lista de encomendas. Um litro é vendido por até R$50,00 (cinquenta reais), mas o valor pode oscilar, dependendo do tamanho do vasilhame.

Janaúba florida e galhos ricos em látex

Guardado em local apropriado – geladeira – é praticamente impossível de estragar. Os resultados terapêuticos têm sido comprovadamente notáveis. Claro, a indústria farmacêutica de interesses capitalistas, está bem próxima para desmentir a eficácia do medicamento natural.

OBSERVAÇÃO – Esta matéria não pretende administrar medicação para pacientes. O aconselhável é procurar um médico especialista no problema. Entretanto, segundo alguns médicos locais, não há qualquer tipo de incompatibilidade com a medicação alopática.

Janaúba branca

JANAÚBA – (Himatanthus drasticus)

Descrição : Planta da família das Apocynaceae. Possuidor de folhas obovadas, oblongas e acuminadas, flores alvas em corimbos terminais e folículos corniculados com sementes aladas. Também conhecida como janaguba, janauba, dona-joana, raivosa, jasmim-manga, sabeú-una, tiborna, sucuúba, angélica da mata e banana de papagaio.

Parte utilizada: casca, látex.

Origem : Brasil, no estado da Bahia.

Princípios Ativos: açúcares, glicosídio iridóide plumieride, triterpenóides.

Propriedades medicinais: antifebrífico, antiinflamatório, cicatrizante, estimulante do sistema imunológico, vermicida.

Indicações: vermes intestinais, febre, regras irregulares, infertilidade feminina, úlcera gástrica, câncer de pulmão, câncer linfático, luxação de articulação, machucaduras, herpes.

Modo de usar:

– decocção da casca ou látex: luxação de qualquer articulação, machucaduras; herpes;

– látex + água (leite de janaúba): uma xícara das médias três vezes ao dia. Apesar das inúmeras notícias de curas, não há conhecimento público da realização de ensaios clínicos para comprovação ou negação da eficácia e segurança terapêutica desta preparação.

Janaúba florida de flores róseas

Notas:

– A obtenção do “leite de janaúba” é feita retirando-se 10×30 cm de casca do tronco, e aparando-se o látex com auxílio de uma colher com água. Vai-se colocando em uma garrafa de um litro até que a mistura látex+água, resulte em uma sedimentação esbranquiçada com cerca de 1/4 a 1/3 da garrafa, com um sobrenadante róseo. A mistura deve ser mantida em ambiente bem frio.

– Há falsificadores que vendem leite de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) como sendo “leite de janaúba”.

– Nativa desde as Guianas até a Bahia.


sexta, 24 de fevereiro de 2017 as 17:20:41

Suéllyn Schopping
disse:

Obrigada por disponibilizar este artigo com informações tão importantes para saúde! Super interessante!


Responder comentário - Cancelar
sexta, 24 de fevereiro de 2017 as 17:25:24

Raimundo Floriano
disse:

Prezada Suéllyn, Obrigado por seu comentário! As plantas curam!


Responder comentário - Cancelar

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros