Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José de Oliveira Ramos - Enxugando Gelo quarta, 06 de setembro de 2017

O PRECONCEITUOSO

Tacinho respira a brisa do mar entre uma dúvida e outra

 

Nascido Horácio Silas Moreyra Antunes, mas tratado como “Tacinho”, ao completar 15 anos pediu de presente ao pai, um sutiã. Assustado, o pai respondeu rispidamente:
– O que é isso menino – sutiã é para mulher!

Como sempre acontece nessas situações, a mãe de Tacinho, prometendo pensar no pedido do filho – afinal de contas era uma data especial – censurou a resposta paterna:
– O que é isso, homem, larga de ser preconceituoso!

A partir daí, o clima doméstico começou a ficar insustentável. Mas não havia motivo para desespero, afinal de contas, “Tacinho” era apenas um adolescente e ainda fácil de ser controlado e aconselhado para tentar mudar algumas ideias.

Dois anos depois, exatamente no dia de mais um aniversário, “Tacinho” pediu ao pai dinheiro para o táxi, já com uma espalhafatosa mochila nas costas.

– Pai me dá dinheiro para pagar o táxi.

– Para onde você vai de táxi, “Tacinho”?

– Vou à aula de ballet, pai!

– O quê, aula de ballet? Que história é essa? Para com isso rapaz! Ballet é coisa de viado!

– Fui eu que paguei a matrícula dele! Deixa de ser preconceituoso, homem! Interferiu mais uma vez a mãe.

Cinco anos depois, ao chegar aos 22 anos, “Tacinho” fez um importante comunicado ao pai:

– Pai, estou te comunicando que vou sair de casa. Vou casar!

– Como é? Casar como, se nunca te vi com uma namorada?

– Vou casar, sim, com o Romualdo. Namoramos faz tempo! Ele é o meu professor de ballet.

Atualmente, sem nunca ter usado um sutiã, sem jamais ter concluído o curso de ballet, “Tacinho” saiu de casa. É gay assumido, casou com Romualdo e não tem profissão nenhuma. É um bosta!

O pai… o pai continua sendo chamado de preconceituoso pela mãe!

* * *

O casario de Alcântara

Belo casario alcantarense dos séculos passados

Nessa próxima sexta-feira, 8, São Luís, capital do Estado do Maranhão completa 405 anos (fundada a 8 de setembro de 1612). Como é sabido, São Luís é um Ilha. Na Ilha, estão ainda os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O crescimento populacional de São Luís tem provocado algumas mudanças propostas pelos poderes legais. Atualmente São Luís tem alguns municípios (fora da Ilha) aprovados legalmente como áreas metropolitanas. Casos de Bacabeira, Rosário e Alcântara.

Alcântara foi fundada em 22 de dezembro de 1648, 36 anos após a fundação oficial de São Luís. Possui, de acordo com o mais recente censo do IBGE, 21.652 habitantes.

Atrativo turístico pela manutenção de quilombos e um casario histórico que se tornou também atração, Alcântara, além do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), montado em posição estratégica, tem ainda o famoso Pelourinho, a praia da Baronesa e o Largo de São Matias.

Festas religiosas, como O Divino Espírito Santo – tradicionalmente acontecendo por 15 dias – servem comidas e bebidas típicas gratuitamente.

Quem desejar conhecer Alcântara vai encontrar transporte marítimo diariamente, saindo da Rampa Campos Melo, no Centro Histórico de São Luís. Boas pousadas e culinária a preços acessíveis.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros